O primeiro livro abrangente da artista plástica carioca Cristina Salgado, sobre seus 30 anos de carreira, será lançado na terça-feira, 1 de março, às 19h, na Livraria da Travessa Leblon. O projeto foi contemplado pelo Edital II do Programa de Fomento à Cultura Carioca, da Secretaria Municipal de Cultura da cidade do Rio de Janeiro. Antes do lançamento, haverá uma mesa-redonda com a participação da artista, de Glória Ferreira e dos curadores e professores-doutores Marcelo Campos e Viviane Matesco.

Doutora em Artes Visuais, pela EBA|UFRJ, e professora-adjunta do Instituto de Artes da UERJ,  Cristina Salgado já participou de diversas coletivas em instituições como Paço Imperial, MAM Rio, MAM-SP, MAC-Niterói, CCBB-Rio e SP. Tem obras nas coleções de João Sattamini (MAC Niterói), Gilberto Chateaubriand (MAM-RJ) e University of Essex Collection of Latin American Art.

Foto de Wilton Montenegro

A publicação bilíngue (português e inglês), de 208 páginas, abrange o percurso artístico de Salgado, com ênfase na sua produção instalativa dos anos mais recentes, mas inclui exemplares dos diversos suportes com os quais ela trabalhou – desenho, pintura, escultura, objeto e experiências com fotografia digital.

Na sua quase totalidade, o trabalho de Cristina Salgado se apresenta como configurações do corpo humano, e quase sempre, do corpo feminino. Especialmente os desenhos e instalações mais recentes são estruturados de forma que se tem acesso, ao mesmo tempo, ao interno e ao externo dos corpos desconstruídos.

A artista considera fundamentais as séries que precedem sua fase atual de instalações, como Nuas (pinturas e objetos), MeninasHumanoinumano (peças em ferro) ou Instantâneos (esculturas de papel maché). Esses trabalhos aparecem no livro como interlocutores em seu processo de criação. São elementos que se reconfiguram nas obras mais recentes ao se discutir o campo de seu vocabulário. Os desenhos se fazem presentes na elaboração das instalações, como Escultura como imagem, Grande nua na poltrona vermelha,Vista, Ver para olharNo interior do tempo.


Dois ensaios críticos foram produzidos exclusivamente para o livro: “A anatomia do olhar”, de Tania Rivera, e “Corpo-imagem posto a nu”, de Viviane Matesco, e uma entrevista com a artista, feita por Evandro Salles, Marcelo Campos e Glória Ferreira. Completa a publicação uma cronologia ilustrada da trajetória de Salgado, desde a primeira exposição, na Galeria Funarte-Sergio Milliet, nos anos 1980. A edição foi organizada pela professora e crítica de arte Glória Ferreira e pela própria artista. A produção editorial é da Linha Projetos Culturais e o design gráfico de Sônia Barreto.

Da edição de 1.000 exemplares, 70% serão distribuídos gratuitamente. O restante vai para as livrarias, a R$ 70,00.

Foto de Wilton Montenegro

Especificações gráficas do livro
Brochura, impressão 4×4 cores
Capa 2pgs, Formato 840x280mm, em supremo duo design LD 300grs a 4x1cores, 2 orelhões, laminação fosca frente, vinco refile

Formato: 21 x 28cm (fechado)

Tiragem: 1000 unidades

Miolo: 208 páginas

Índice, apresentação da Secretaria Municipal de Cultura do RJ, Texto 1, Texto 2, Entrevista, Cronologia e lista das obras

Textos em português: 45 páginas

Versão em inglês: 32 páginas

Imagens: 131 páginas

Total: 208 páginas

(papel couché)

Off set LD 120grs a 4×4 cores. Dobra; Refile.

Livraria Travessa Leblon
Av. Afrânio de Melo Franco 290 loja 205 || 21 3138 9600

Shopping Leblon