Uma oportunidade rara de apreciar mais de 250 peças “lendárias” do mobiliário brasileiro, garimpadas por Marcelo Vasconcellos (leia-se Mercado Moderno, antiquário da rua do Lavradio) e Maria Lucia Braga. Essa é talvez a melhor forma de definir o livro “Móvel Brasileiro Moderno”, lançado nessa quarta-feira, dia 9, a partir das 19h na Blooks (livraria do Arteplex Botafogo), tem a realização da FGV Projetos e publicação da Aeroplano.

“Foi tarefa árdua reunir uma coleção tão completa, inclusive com fotos de personagens, nomes como Sergio Rodrigues, Abraham Palatnik, Anna Maria e Oscar Niemeyer e Zanini de Zanine, entre muitos outros”, revela Marcelo, que é um verdadeiro apaixonado e envolvido no tema. “O projeto era assumidamente ambicioso e consumiu vários anos, entre encontrar essas peças, contatar colecionadores e os autores. Mas dá um enorme prazer afirmar que há aqui um registro bastante completo do design moderno brasileiro, hoje reconhecido internacionalmente”, completa ele. Com textos em português e inglês, que revelam um pouco da história desse período tão rico esteticamente no contexto do design brasileiro, a edição tem fotos exclusivas assinadas por André Nazareth.

“Grande parte dos cliques foram feitos em estúdio, com uma luz estudada para evidenciar os detalhes das peças, encaixes, marcenaria… Mas visitamos e fotografamos também casas de colecionadores e ateliês”, acrescenta Nazareth, arquiteto de formação e especializado no universo da decoração e design.