O Loft Refúgio, assinado pela arquiteta Consuelo Jorge para a CASACOR São Paulo 2019, marca sua 14ª participação com um espaço interativo, aconchegante, para refletir, se reconectar e renovar as energias, de forma a representar o desejo do homem moderno. Um projeto único, onde o conforto e a natureza se encontram, e o bem-estar alinha-se ao design, proporcionando sensações únicas em um espaço elegante e acolhedor.

Os 101m² oferecem uma atmosfera sofisticada e calorosa, dentro da praticidade de seus ambientes integrados. Inspirada pelo tema do ano, “Planeta Casa”, Consuelo buscou resgatar a natureza em um refúgio urbano. Através de referências em materiais naturais, como a madeira de bambu e a pedra, uma releitura foi criada para transmitir essa sensação de naturalidade mantendo a elegância e aprimorando, por meio da tecnologia, revestimentos atemporais. A partir daí, criou-se um espaço contemporâneo, com formas envolventes e puras, que se contrapõem ao ritmo acelerado da cidade e reforçam a sensação de proximidade com a natureza.

A escolha dos revestimentos orientou-se por tons quentes e terrosos, em contraste com o cinza claro como pano de fundo neutro. A arquitetura do ambiente foi totalmente planejada para proporcionar ao ocupante a sensação de acolhimento, especialmente através do forro inclinado de madeira de bambu, que além de aquecer o ambiente provoca uma percepção estética diferenciada. O papel de parede que remete ao concreto, bem como os tapetes em fibras naturais, pedras nacionais, tecidos em linho, vasos em porcelana e argila, dialogam harmonicamente entre si e com a arquitetura, criando assim, um espaço intimista que serve de amparo e de proteção, um refúgio para homem urbano se sentir em contato com a natureza.

Seguindo o conceito do espaço, logo na entrada do living foi colocado um grande painel luminoso da DressALL, que dá equilíbrio e emoldura o sofá. Além disso, conta com um projeto completamente automatizado, com controles de lâmpadas dimerizáveis, executado em LED, cortinas e persianas motorizadas e caixas de som integradas. Todo o projeto luminotécnico foi desenvolvido por Elaine Pires, da Allure Iluminação, resultando em um ambiente sofisticado e harmônico. Na busca de um ambiente aconchegante foi utilizada uma iluminação para destacar o teto inclinado e valorizar a cenografia com peças de design conceituadas.

Os visitantes são recebidos pela extraordinária obra de arte do fotógrafo Leopoldo Plentz, intitulada Exceção à Regra, que representa o contraponto do ambiente decorado. Na ambientação, os destaques são o sofá Fatto, produzido especialmente para Consuelo Jorge pelo FK Grupo, dono da marca. F.Way, empresa que assina a cadeira Appia (design por Christoph Jenni), e evidencia a sofisticação à primeira vista. Compondo o loft com charme e valorizando o verde no espaço, estão os vasos da VASAP, com folhagens que agregam vida, além de trazer um ar mais puro ao ambiente.

Mais adiante, o acolhimento fica por conta da lareira, com gás natural da Comgás, que abraça e reforça a elegância do espaço em parceria com a mesa de centro, ornamentada pelos vasos Pião de cerâmica da Konsepta. Na escada, foi criada, pela Consuelo Jorge, uma instalação de arte a partir de mais de cem objetos sólidos de porcelana líquida, de Heloísa Galvão.

Chegando à cozinha, integrada à sala de jantar, temos o armário planejado da Kitchens, que trabalha a bancada de maneira uniforme, utilizando o revestimento Neolith como acabamento em suas portas, propiciando sofisticação e tecnologia, além de ter um sistema funcional de gavetas internas para maior armazenamento. Acima, a bancada recebe o sistema StoneCooking, da Acabaflex, de queimadores diretamente integrados. A mesa de jantar da MisuraEmme, aliada ao lustre da italiana Hangar Design Group, mostra o poder de transformação do ambiente em um lugar mais luxuoso. Em frente à mesa, preso ao painel de madeira de bambu, conferimos outra bela fotografia de Leopoldo Plentz.

Os grandes destaques do projeto e principais recursos tecnológicos apresentados ficam por conta da EDM Brasil, cujos lançamentos podem ser vistos nas paredes laterais da cozinha e banheiro, revestidas por chapas de quartzito Mykonos canelado, em repetidas semicircunferências, que apresentam uma sequência visual entre ambos os espaços, tornando os ambientes únicos e ininterruptos. A banheira de mármore, pré-lançada na mostra, é desenvolvida exclusivamente para o Cidade Matarazzo, primeiro hotel seis estrelas, da rede Rosewood Hotels & Resorts na América do Sul, que será lançado em parceria com o Groupe Allard.

Ainda no banho, apoiada no piso, a obra “Gypsy Woman”, do artista e fotógrafo Valdir Cruz, valoriza ainda mais o espaço, ao lado das peças assinadas por Consuelo Jorge para a Metalworks, que lança a linha Wave. A novidade é composta por banco, espelho, prateleiras metálicas e toalheiro térmico com design arrojado inspirado em linhas orgânicas e fluidas, feitas em Corian.

A parede da cozinha, rebatida na suíte, é revestida de mármore do piso ao início do forro inclinado, seguida por um espelho na parte superior, que reflete a inclinação e sua iluminação, proporcionando profundidade ao ambiente e destacando a arquitetura do espaço. A cama em tablado, no centro, representa o refúgio, graças ao dossel com tecido, que traz maior acolhimento. Ao lado da cama, a mesa com pé de latão escovado e tampo em quartzito Emerald Green é composta com o suntuoso lustre de vidro da Flos. O armário, também da Kitchens, em estrutura de alumínio e vidro, possui cabideiro iluminado, que destaca as roupas da marca Anna Vic, além da obra de Mario Cravo Neto.