O empoderamento feminino, o espaço da mulher no mercado de trabalho, na sociedade e na arquitetura, sob a ótica das mulheres, serão debatidos no Fórum Internacional de Arquitetura, Design e Construção, da Expo Revestir.

Para comemorar os 18 anos, o FIAC  reuniu um grupo de renomadas arquitetas, de diferentes olhares dentro da arquitetura sob a curadoria de Fernando Mungioli e Evelise Grunow, da revista Projeto. Sobrepondo aos trabalhos delas o tema da atuação profissional feminina será o tema de debate no Dia do Arquiteto que acontece em 13 de março, durante a Expo Revestir.

O programa prevê a participação de duas profissionais estrangeiras: Maki Onishi (Japão) e Sol Camacho (México), esta última atuante também no Brasil; quatro apresentações brasileiras, com Marta Moreira (MMBB), Carol Bueno (Triptyque), Lua Nitsche (Nitsche Arquitetos) e Mila Strauss (MMBB).

Na sequência das apresentações, será promovido um debate sobre atuação profissional X questões da mulher na sociedade, com participação especial da arquiteta e urbanista Elisabete França.

Conheça mais sobre as arquitetas participantes:

       

Acima, Elisabete França, arquiteta, é mestre (FAU-USP) e doutora (FAU-MACK). Atualmente é Diretora de Planejamento e Projetos da CET (Companhia de Tráfego de São Paulo) e integra o corpo docente da Faculdade de Arquitetura da Fundação Armando Álvares Penteado (FAAP), do núcleo de estudos em Planejamento e Gestão de Cidades (USP Cidades-PECE-Poli) e da especialização em Habitação e Cidade da Escola da Cidade.

Acima, Maki Onishi, nasceu no Japão, graduada pela Kyoto University Undergraduate School of Architecture e com doutorado pela University of Tokyo Graduate School of Engineering. Leciona como palestrante adjunta na Yokohama National University e na Hosei University desde 2013. Trabalha atualmente no projeto Ochoalcubo, no Chile, em parceria com Kauyo Sejima, do escritório SANAA.

Acima, Sol Camacho é arquiteta pela Universidade Iberoamericana da Cidade do México e Paris Val de Seine e mestre em arquitetura e urbanismo pela Universidade de Harvard. Fundou em 2011 o escritório RADDAR em São Paulo. Recebeu o Prêmio Lafarge Holcim Awards (2017) pelo projeto PIPA – Conjunto cultural e comercial em Paraisópolis, onde uma sede do RADDAR desenvolve pesquisa sobre o entorno. Atualmente, é diretora técnica do Instituto Bardi / Casa de Vidro.

Acima, Carolina Bueno é arquiteta pela École d’Architecture Paris-La Seine, na França, passando pela Suíça e pela Itália na Scuola Politecnico di Milano. É a sócia fundadora da Triptyque, escritório de arquitetura com sedes no Brasil e na França e vencedor de inúmeras premiações em cidades como Nova Iorque, Londres, Paris e São Paulo. A Triptyque está presente na coleção permanente do Centro Pompidou em Paris desde Janeiro 2014.

Acima, Lua Nitsche é arquiteta e urbanista pela Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da USP. Em 2001 Fundou a Nitsche Arquitetos e Associados LTDA com o irmão Pedro Nitsche. É professora de projeto na Escola da Cidade – Faculdade de Arquitetura e Urbanismo desde 2009. Pós Graduada (latu sensu 360 horas) pela Escola da Cidade no curso “Arquitetura, Educação e Sociedade”.

Acima, Marta Moreira é graduada na Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da USP. É professora da Escola da Cidade, São Paulo, desde 2001. Professora visitante da Facultad Arquitectura y Diseño de la Universidad Finis Terrae, Santiago, Chile, 2013. É vice presidente da Associação de Ensino Escola da Cidade e sócia-fundadora do escritório MMBB, responsável, entre outros projetos, pelo Pavilhão Brasil na Expo Dubai 2020 e o Sesc 24 de Maio, em parceria com Paulo Mendes da Rocha.

Acima, Mila Strauss é formada pela Faculdade de Belas Artes-SP, com máster pela Universidade Politécnica da Catalunha (Barcelona/2003). Trabalhou no escritório de Enric Miralles y Benedeta Tagliabue (Barcelona) e Zvi Hecker (Berlim). Em 2008, com Marcos Paulo Caldeira, fundou o escritório MM18 Arquitetura, responsável por diversos projetos comerciais como escritório do Airbnb no Brasil, Uber, Vtex.

SERVIÇO

10-13 de Março de 2020

10h às 19h

Transamérica Expo Center

Av. Dr. Mário Villas Boas Rodrigues, 38 – Santo Amaro, São Paulo/ SP, Brasil

EVENTO CONJUNTO FÓRUM INTERNACIONAL DE ARQUITETURA, DESIGN E CONSTRUÇÃO

A EXPO REVESTIR é promovida pela ANFACER (Associação Nacional dos Fabricantes de Cerâmica para Revestimentos, Louças Sanitárias e Congêneres).

Expo Revestir 18 Anos.