Lígia Schuback e Sabrina Schuback Rocha, idealizadoras e organizadoras do evento Morar Mais por Menos, estão a mil por hora. Envolvidas com os preparativos finais para a inauguração da mostra, animadíssimas mãe e filha não falam de outro assunto. Faz sentido. O evento, que abre  suas portas dia 30 de agosto para convidados e 31 para o público em geral, tem boas novidades. Para começo de conversa a dupla conta que nesta edição (a oitava) lançará a própria marca, claro, batizada de Morar Mais por Menos, que venderá só peças de design, assinadas por profissionais de renome como Zanine Filho, Fernando Mendes e Roberto Hirth, da marcenaria Mendes-Hirth, Teresa Aragão e João Machado, filho do artista plástico Juarez Machado, entre outros. “Tudo dentro do espírito da mostra, produtos com desenhos arrojados e bonitos, mas preços acessíveis”, adianta Lígia. A loja Mora Mais por Menos, com projeto do arquiteto Pedro Kastrup Buzanovsky, vai ficar no andar térreo da casa que pertence à obra social Pequena Cruzada. Com curadoria da empresária Martha Micheli, o espaço vai abrigar ainda trabalhos dos renomados fotógrafos Sérgio Pagano e Denilson Machado, este último do MCA Studio.

Nesta edição, a ideia é mesmo aumentar o foco no trabalho dos designers brasileiros, valorizando a produção nacional. Tanto que a bilheteria ganhou um destaque a mais na versão 2011, com um projeto assinado pelos arquitetos Arthur Falcão, Thiago Tavares e João Duayer. “As pessoas serão recepcionadas por  um espaço que respira design”, comenta Lígia. Ambientada numa espécie de tenda, a bilheteria terá plataformas reutilizadas de madeira dispostas por todo o espaço, que vão  abrigar várias peças do designer Jader de Almeida, fornecidas pela loja Arquivo Contemporâneo, que ficarão expostas como se estivessem num grande palco. Com 75 ambientes, o evento conta este ano com a participação de 90 profissionais, entre eles a dupla premiada da Lattoog Design, Pedro Moog e Leonardo Latavo (espaço ar livre),  Márcia Queiroz  e Wagner Zagra (sala principal e hall),  Gabriela Manhães e Leonardo Velasco (quarto da bebê), entre outros.

A ideia do evento nasceu há quase dez anos, quando Sabrina marcou a data do seu casamento. Lígia conta que a filha sonhava com uma casa toda bem transada, com banheiro de hidromassagem e tudo. Mas o orçamento era apertado. Mesmo assim, elas conseguiram  contratar um decorador. “Com uma economia aqui e outra ali, o apartamento ficou bárbaro, virou até matéria numa revista. Daí surgiu a ideia de fazer um evento nestes moldes, o chique que cabe no bolso”, diz ela. Segundo Lígia, o Mora Mais foi criado para quebrar pardigmas. O mais importante deles? O de que é possível ter uma casa bonita, decorada por um bom profissional, sem ser preciso gastar uma fortuna. Ela garante!

SERVIÇO DA MOSTRA MORAR MAIS POR MENOS:

Funcionamento: de 31 de agosto a 9 de outubro

Horário: de 3ª a domingo, das 12h às 21h

Ingressos: R$ 20,00 (de 3ª a 6ª) e R$ 25,00 (sab, dom e feriados)

Local: Av. Epitácio Pessoa, 4.866 – Lagoa

Telefone para informações: 21-2512-2412

www.morarmais.com.br