Entre os dias 30 de março e 28 de abril, o Escritório de Arte Rosa Barbosa realiza a coletiva Paisagens, horizontes e trocas. Com curadoria de Theo Monteiro, a mostra reúne trabalhos de sete artistas contemporâneos: Guy Veloso, José Zaragoza, No Martins, Osvaldo Gaia, Rafael Zavagli, Renan Cepeda e Tatewaki Nio. A exposição ocorre no Jardim Europa, no antigo ateliê de Zaragoza, pintor e designer falecido em 2017.

“São nomes de distintas poéticas e suportes, mas que nem por isso deixam de possuir afinidades ou olhares complementares”, pontua Monteiro. Colocadas lado a lado, as obras dividem-se entre fotografias, esculturas, pinturas, objetos e vídeo, conjunto que tangencia as figuras e temáticas enunciadas pelo título que dá nome à exposição.

A paisagem surge no espaço expositivo não como um retrato fidedigno de uma natureza campestre, mas, sim, como uma composição metafórica criada pelos artistas e que, muitas vezes, parecem reunir cenas várias em uma só tela – ou em um único agrupamento, no caso de polípticos. 

A coletiva Paisagens, horizontes e trocas homenageia ainda o pintor, designer e publicitário José Zaragoza, falecido em 2017. Natural de Alicante, na Espanha, o artista radicou-se no Brasil ainda nos anos 1950. Ao longo de seus mais de 60 anos de carreira, transitou entre a figuração e o abstracionismo, focando especialmente na produção de desenhos e pinturas – duas das quais integram a exposição, montada em seu antigo ateliê, no Jardim Europa. Sediado em um edifício na Rua Amauri, no Jardim Europa, o espaço foi projetado pelo arquiteto Aurélio Martinez Flores.

Exposição Paisagens, horizontes e trocas
Local: Ateliê Zaragoza
Endereço: Rua Amauri, 76 | Jardim Europa
Abertura: 30 de março, sábado, das 12h às 17h
Período expositivo: de 1º a 30 de abril
Visitação: de segunda à sexta, das 11h às 18h aos sábados, das 11h às 14h
Telefone: (11) 98266-0861 e (11)97121-9272
Entrada gratuita