Mostra Rio + Design chega a 8ª edição e desembarca dia 4 de novembro, quarta-feira, no Jockey Club. A Mostra, que vai apresentar como o design pode ser incluído no cotidiano das pessoas e da cidade, apresenta 15 novos designers em 2015. Este ano, a Mostra recebeu 330 inscritos, entre designers de joias, de moda, de objetos de decoração e projetos gráficos. A curadoria da Rio + Design selecionou 140 peças, de 63 designers distintos para o evento, que já faz parte da agenda cultural da cidade. Entre os destaques, a Cadeira de Rodas Supera em Fibra de Carbono, da Holos Brasil; o VLT do Rio de Janeiro, do Índio da Costa; o Projeto MAR – Museu de Arte do Rio, do escritório Jair de Souza Design; o Projeto Redentor, do Departamento de Design da PUC Rio; a linha de sapatos Teres, da Renata Paraense; o Filtro Cast, da Tum Cerâmica; a Poltrona Espécie e Moora, de Zanini; o Triciclo Sou+Rio, da Crama Design Estratégico e o Catálogo OSB 75 anos, da Bold. “Esta é a oitava edição da Rio + Design. O caminho foi longo, mas temos a alegria de ver o design, no estado do Rio de Janeiro, consolidado e reconhecido. É hora de partirmos para o uso transversal do design: nas marcas, no estilo e na praticidade de produtos e serviços”, afirma Dulce Ângela Procópio, Subsecretária de Comércio e Serviços. A Rio + Design é promovida pela Secretaria Estadual de Desenvolvimento Econômico, Energia, Indústria e Serviços do Rio de Janeiro (Sedeis), em parceria com Sebrae-RJ e Firjan e a expectativa é que 15 mil pessoas visitem o espaço Rio + Design.

EM2 Design, Poltrona – cadeira Transformer

EM 2 Design – Poltrona/Cadeira/Banqueta Transformer: Esta poltrona criada para área externa, diferencia-se no mercado por permitir que o usuário a utilize em 3 posições diferentes com apenas um giro. Ela funciona como poltrona, como cadeira e como banqueta de apoio. Para cada pessoa, um uso distinto. Toda tramada em fibra sintética, permite ainda diversos desenhos e cores.

Gustavo Martini, Mesa Luz

Gustavo Martini, Mesa Luz: A mesa homenageia a capital paulista que é uma cidade que presenciou momentos históricos e culturais dos mais representativos, uma megalópole que tem explícito em sua arquitetura as vivências e adaptações necessárias para sua consolidação. Inspirada nisso, a mesa é composta por fragmentos de vidros reunidos novamente sob as diversas formas de sobreposição entre suas partes, como se ela pudesse contar um pouco dessa história e transformação também. Seu nome faz referência à reflexão da luz pelo espelho e ao bairro paulistano.

Jahara Studio,  Old News, Gold News

Jahara Studio, Old News, Gold News – luminarias: As notícias dos jornais de todos os dias se tornam velhas e são descartadas diariamente, com esta coleção de luminárias Brunno Jahara escolheu trazer uma luz ao tema, reciclando o material em uma polpa de papel coberta com um acabamento precioso, finas folhas de ouro aplicadas a mão. Este contraste entre um material banal, e um mais precioso traz vida a série limitada Old News, Gold News.

Fernando Jaeger Atelier, Aparador Dama

Fernando Jaeger Atelier, Aparador Dama: Com linhas leves, o Aparador Dama cumpre com excelência sua multifuncionalidade. Pode ser usado como apoio para salas de jantar, ao lado ou atrás de sofás, em varandas ou até mesmo como bar. Possui uma generosa caixa para apoio de objetos maiores, como garrafas e vasos, além de uma prateleira inferior com anteparo em metal que comporta pratos,vasos, livros, etc. Mas a grande surpresa está na bandeja removível, conferindo maior funcionalidade com praticidade, presentes também nas 4 rodas que facilitam a locomoção. A simplicidade de seu desenho encobre o complexo desafio de seu desenvolvimento: prateleiras perfeitamente encaixadas na estrutura metálica, espessuras dos componentes minuciosamente estudadas e trabalhadas no limite da proporção estética e da resistência dos materiais.

Ivan Rezende Arquitetura, Aparador Foresta

Ivan Rezende Arquitetura, Aparador Floresta: O aparador Floresta faz parte de um conjunto de peças de mobiliário de apoio intitulado Linha Floresta, onde a variedade de texturas e tonalidades das madeiras é o cerne da questão. A partir de linhas simples atemporais com ênfase na volumetria que contrapõe a ideia de cheio e vazio, o aparador Floresta tem como eixo conceitual a apresentação e consequente valorização da diversidade da flora nativa agregado ao fazer manual das tradições brasileiras no uso da madeira. Sem escala de valores, toda madeira é nobre.

Tum Cerâmica, Filtro Cast

Tum Cerâmica, Filtro Cast: Filtro Cast é a união do tradicional clássico + design moderno e minimal. Produzido em cerâmica esmaltada, contendo velas internas de filtragem e com base em madeira, é um resgate do filtro de barro, que está no imaginário brasileiro e em nossas memórias de família. Com o Filtro Cast podemos desfrutar de água pura e potável através de uma alternativa simples e há muito tempo conhecida, ajudando a trazer para nossa vida moderna muito mais saúde e bem estar.

Zanini, Poltrona Face

Zanini, Poltrona Face: A poltrona Face faz parte de uma linha em conjunto com a poltrona com braços e a cadeira, que propõe a combinação de características para transmitir brasilidade, como a utilização de couro e madeira como matéria-prima. Formas fragmentadas do encosto trazem leveza ao mobiliário juntamente com a estrutura ampla e vazada remetendo ao visual antigo mesmo através de produção industrial seriada.

Lattoog, Poltrona Marapendi

Lattoog, Poltrona Marapendi: Ao projetar esta peça com formas fluidas e uma pegada minimalista, os designers da Lattoog pensaram em incorporar soluções práticas e versáteis. Na poltrona Marapendi o estofado pode ser removido e a peseira pode ser encaixada abaixo do assento, além disso a peseira pode incorporar as fazer as funções de banqueta ou superfície apoio. Fabricação: Líder Interiores

Next Puc-Rio, Poli Lumi

Next Puc-Rio, Poli Lumi: A luminária de teto possui forma geométrica com arestas bem definidas, gerando um jogo de luz no ambiente. Seu maior diferencial é ser uma luminária toda impressa em 3D desenvolvida dentro da pesquisa Plano das Ideas no Laboratório NE XT- Núcleo de Experimentação Tridimensional da PUC-Rio.

Pedro Braga Design, Aparador Cruzada

Pedro Braga Design, Aparador Cruzada: O aparador Cruzada parte do princípio construtivo elaborado na sua primeira versão, como estante, em um sistema de encaixes com pranchas auto-travantes. Ele mantém o desenho da metade inferior da estante e aplica um tampo, também em madeira, fixado a estrutura. Segue o conceito da linha, oferecendo a possibilidade de customização com prateleiras triangulares, adquiridas ao gosto e necessidade do cliente. Estas prateleiras e a estrutura de fixação do tampo são de alumínio e recebem pintura eletrostática em diversas cores. A peça tem um sistema de montagem simples e rápido, que racionaliza bastante uma logística de produção, estocagem e transporte, além de possibilitar ao usuário a experiência e a interação de um produto “Faça Você Mesmo”.