Assim que chegar na varanda da Novo Ambiente, no Casa Shopping, você vai dar de cara com um enorme pião. Na verdade dois piões. Um vermelhão e um amarelo. Eles já chamam atenção pelas cores bem vivas e pelo design arrojado. A boa notícia é que não se tratam apenas de objetos decorativos. Você pode – e deve – sentar–se no pião. Ou melhor, na cadeira Spun, do inglês Thomas Heatherwick. Fabricada pela empresa italiana Magis, a Spun é feita de plástico e também é vendida na Novo Ambiente na cor preta – pelo triplo do preço porém.

A Spun é confortável. E é bem mais que uma cadeira. O bacana é criar coragem e fazer o pião girar – sem sair de dentro dele, claro (veja as fotos!).  Tal como um pião de brinquedo, este gira. No entanto, em vez de ficar erguido, sem que suas extremidades toquem o solo, girando até cair, o pião da Magis vai rodando devagar de acordo com a coragem de quem está sentado nele. E o melhor: se você for radical mesmo e jogar o corpo todo pra trás, vai ficar com a cabeça pra baixo e os pés pra cima, sem que o pião tombe. É o máximo. Dá pra conversar de cabeça pra baixo e fingir que o mundo pirou ou…  que estamos num ambiente sem gravidade, em que as pessoas  ficam em posições, digamos, pouco convencionais…

Ainda na linha cadeiras ousadas, a Novo Ambiente traz para seus clientes a Panton Heart Chair. Como diz o nome, a cadeira é mesmo um coração, onde você senta (e gira) confortavelmente. Criação de 1959 do arquiteto e designer dinamarquês Verner Panton (1926-1998), a Heart Chair também lembra uma tulipa (já que as duas extremidades de cima quase se juntam no alto) e quebra o gelo de qualquer ambiente. Seu inventor, considerado um dos mais importantes e inovadores designers da segunda metade do século 20, já dizia que o principal objetivo de seu trabalho era fazer com que as pessoas usassem a imaginação, deixando ambientes menos conformados e mais excitantes. A Heart Chair cumpre seu papel com charme e irreverência.

E por falar em cadeira, chamam atenção também as  italianas da marca de tinta Pantone – no assento tem escrito o nome de cada cor bem grandão, o que confere às peças ousadia e descontração.  Para enfeitar a casa no fim do ano ou presentear amigos, há também revisteiros da marca, além de enfeites em louça da Seletti (cartas de baralho, ampulhetas e pequenos barcos imitando barquinhos de papel). Para arrematar, móveis que seguem a tendência das bolas e listras, em alta no mundo da moda, como o delicioso pufe da Missone (todo listrado), a mesa com tampo em acrílico também listrado e jarros que imitam galochas (a de bolas vermelhas é a mais linda) e deixam a casa com cara descolada.

Novo Ambiente (Casa Shopping)

Av. Ayrton Senna, 2150, bloco L, lojas ABC, Barra da Tijuca.

Tels.: 3325-2529 / 3019