A maior maquete já produzida no Brasil servirá para apresentar os detalhes do mais novo bairro planejado do Rio, a Ilha Pura, a ser lançado ainda esse ano. Executado por meio de uma parceria entre a Carvalho Hosken e a Odebrecht Realizações Imobiliárias, o bairro, localizado na região da Barra da Tijuca, terá mais de 800 mil m² de área, situado entre a Avenida Salvador Allende e a Lagoa. Nesta primeira fase serão lançados três condomínios.

O desenvolvimento do novo bairro, na nova centralidade do Rio de Janeiro, justifica a magnitude da maquete do empreendimento. Maurício Cruz Lopes, diretor geral da Ilha Pura, ressalta que as dimensões e o alto padrão do bairro são traduzidos ao público por meio dos diferenciais tecnológicos do projeto. “A maquete da Ilha Pura tem tecnologia de ponta, como telas touch, sistema de irrigação, iluminação em led e som ambiente. Ela apresenta os condomínios, as áreas de lazer privativas, o parque de 72 mil m², além das áreas do entorno do bairro, que proporcionam uma melhor visualização e localização por parte do cliente”, explica.

Cerca de 80 profissionais atuaram no projeto que envolveu mais de 18 mil horas de trabalho e levou 120 dias para ser finalizado. Os maquetistas, como são chamados os especialistas na construção de maquete, passam por um treinamento que tem duração média de cinco anos, devido à complexidade do trabalho manual. Os sistemas hidráulico e energético são fechados – situados embaixo da maquete – e são acionados por um sistema eletrônico, onde o usuário pode acioná-los para verificar seu funcionamento. O sistema hidráulico utiliza bombas para movimentar a água por toda a área da maquete.

Os materiais usados para a construção foram madeira, acrílico, vidro, resina, poliuretano, borracha, entre outros. Além disso, semanalmente são realizadas manutenções para que novas tecnologias sejam incorporadas ao projeto. De acordo com Fabio Fogassa, diretor da empresa responsável pelo desenvolvimento da maquete, o objetivo foi trabalhar qualidade e técnica aplicadas com exclusividade para esse projeto.  “A ideia é demonstrar para o cliente da Ilha Pura a qualidade, a sutileza do produto e o conceito que será usado em todo o empreendimento. Queremos mostrar que ele receberá um produto igual ao que pode ver em escala real, reforçando que está comprando algo que, quando finalizado, será exatamente como o modelo que ele está observando”, destaca Fabio.

Planejada em uma área de 820 mil metros quadrados, a Ilha Pura está sendo desenvolvida com o objetivo de se tornar referência de bairro planejado ancorado nas premissas de sustentabilidade. O novo espaço urbano nasce com a construção da Vila dos Atletas, primeira ocupação do bairro que ocupará uma área de 206 mil metros quadrados. A região será contemplada com importantes obras de infraestrutura em seu entorno, pavimentação e saneamento, que contribuirão para a valorização do local. A construção de grandes vias – como a Transoeste, Transolímpica e Transcarioca – encurtarão as distâncias entre outros locais da cidade e vão agilizar o acesso a outras macrorregiões.