De 19 a 22 de maio, em um stand exclusivo, Ricardo Bello Dias, arquiteto brasileiro e diretor de arte Ornare, traz para a ICFF (International Contemporay Furniture Fair), em NYC, a sua mais recente coleção assinada em parceria com Studio Ornare.

A feira que reúne grandes nomes e marcas globais do segmento expõe, por intermédio do Projeto Raiz, iniciativa da Sindmóveis de Bento Gonçalves, Apex-Brasil e Consulado do Brasil em New York, os trabalhos de 17 ícones nacionais nos cenários de arquitetura, decoração e design.

A West East Collection oferece soluções técnicas, estéticas e artesanais, adaptáveis a diferentes situações e estilos de vida, atributos da marca que sempre norteiam o desenvolvimento de novas coleções. Os elementos da coleção podem assumir diferentes configurações e estão disponíveis em uma ampla variedade de materiais, cores e acabamentos. Em quatro linhas de produtos: Ikigai, Shaker, Infinite e Mech oferece ampla gama de soluções para cozinhas e armários.

Estabelecida nos Estados Unidos há quase 15 anos, conta com cinco unidades em polos de design de Miami, New York, Dallas, Los Angeles e Houston. Ornare é uma das principais marcas high-end do segmento, com presença em obras de referência em condomínios-boutiques como Chateau Fendi, Louver House, Glass Miami Beach e Jade Signature.

Coleção West East

A coleção busca inspiração em terras distantes e ideias em diferentes modelos de civilização, onde as filosofias milenares -como o ikigai*- e o legado de comunidades especiais -como shakers*- trazem novos significados que humanizam o produto.

Ikigai: Um conceito japonês que significa “uma razão para ser”, abrangendo a alegria. A palavra “ikigai” geralmente é usada para indicar a fonte de valor na vida de alguém ou as coisas que fazem a vida valer a pena.

Os Shakers: Um dos poucos grupos religiosos que foram formados durante o século XVIII no noroeste da Inglaterra. Eles praticam um estilo de vida simples e comunitário, o pacifismo e seu modelo de igualdade entre os sexos. “Não faça algo a menos que seja necessário e útil, mas se for ao mesmo tempo necessário e útil, não hesite em torná-lo bonito. “-Filosofia Shaker-

A linha Ikigai é inspirada em dois valores primários das culturas asiáticas: essencialidade e inovação tecnológica. Um sistema de estrutura leve, com um design minimalista, constrói as portas para armários e cozinhas, deixando apenas um vislumbre da estrutura de metal. O mesmo sistema – construído em maior escala – define os principais elementos independentes da coleção: um sistema de portas giratórias e deslizantes, uma estante modular e alguns pequenos armários temáticos, chamados Little Luxuries.

A linha Shaker oferece uma reinterpretação das cozinhas tradicionais. A moldura das portas destaca-se como elemento principal e a sua estrutura metálica torna-a moderna e sofisticada. É especialmente a moldura que dá possibilidades infinitas para personalizar o produto, com uma ampla gama de estética, do clássico ao contemporâneo. A linha também se distingue por um aspecto lúdico, inspirado na comunidade Shaker. De uma maneira muito essencial, eles costumavam pendurar objetos do cotidiano nas paredes. É assim que o sistema de barras equipadas nasce e é compatível com todos os espaços da casa.

A linha Infinite é apresentada como evolução do Sistema Wall, cobrindo a casa como um ambiente único e fluido. Seus característicos painéis listrados permitem fundir paredes, portas e móveis em uma única surperfície, com aparência dinâmica e alto valor decorativo.

Sobre Ricardo Bello Dias: O arquiteto brasileiro Ricardo Bello Dias vive e trabalha atualmente entre Milão e São Paulo. Frequentou a Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da UFPE no Brasil, graduando-se em 1990. De 1992 a 2002, foi associado do estúdio de Piero Lissoni em Milão, encarregado de gerenciar a equipe de arquiteto que desenvolve projetos arquitetônicos.  Em 1996, ele estabeleceu seu próprio estúdio em Milão, e desde então tem atuado em arquitetura, design, identidade corporativa e direção de arte.
A partir de 2014, deu início às atividade em São Paulo e tornou-se um dos designers da Ornare, como também Art Director.

Suas obras vão desde a loja de moda e planejamento de showrooms, design de móveis, escritórios, residências particulares e hotéis.