Numa coletânea que reúne 18 projetos de casas, apartamentos e casas de campo, o arquiteto João Armentano lança, neste sábado (14), seu primeiro livro, publicado pela Zeta Editora, no Rooftop da B&B Itátlia, em São Paulo.  

Reconhecido pelo conforto e beleza que emprega nos espaços, o  arquiteto se destacou desde o início de sua carreira, por fugir do convencional. Em sua trajetória, ele é conhecido por seu estilo único e irreverente, em projetos de arquitetura e decoração de interiores residenciais, comerciais e corporativos, em todo o Brasil e no exterior. Com mais de 30 anos de carreira, João Armentano está a frente de um dos mais renomados escritórios do segmento do país.

O aproveitamento da planta com recursos que integram os espaços é uma constante na trajetória do arquiteto, que surpreende pelo uso com maestria de painéis de vidro, madeira, concreto e chapas metálicas. “O livro busca dialogar e acessar os sentimentos do observador, convidando-o a acompanhar um percurso pelos espaços versáteis apresentados”, pontua Armentano.

As linhas e ângulos retos que trazem referências modernistas, por vezes são contrapostas por formas arredondadas. Bem como a frieza do metal que dialoga com o toque quente e acolhedor da madeira. O arquiteto constrói seus projetos próximo aos clientes, obstinado a entender as necessidades sem distanciar-se da essência, por isso o uso recorrente de itens de décor e mobiliário com bagagem afetiva. Para João, a arquitetura está na relação com o acolhimento, não na dimensão ou opulência dos projetos

Quase duas décadas após ser inaugurado, o Hotel Unique preserva o conceito único que permeia a arquitetura de Ruy Ohtake e o design de interiores de João Armentano. As composições proporcionais e elegantes têm pontos de proposital desequilíbrio, que permanecem atuais com o passar do tempo e com as revitalizações. O livro, que conta com texto de apresentação de Ruy Ohtake e Fátima Ali, tem a premiada suíte presidencial Oasis como um dos destaques, que mudou integralmente e, agora, tem os seus 320 m² interligados, revestidos em cimento queimado, madeira nogueira e mármore nero marquina.

O uso de vegetação é outra constante nos espaços projetados pelo arquiteto, seja nos projetos externos ou em interiores, ao aproximar tais ambientes com os imponentes panos de vidro. As obras de arte também protagonizam algumas das criações de Armentano, nomes como Tomie Ohtake e Emanoel Araújo aparecem espalhadas por salas que, embora lembrem galerias de arte, são espaços de convivência. “A sala é viva e avessa à monotonia, feita para ser usufruída com familiares e amigos”, finaliza João, sobre o projeto de uma propriedade situada na Quinta da Baroneza.

Serviço:

Lançamento do livro João Armentano

Data: 14 de dezembro (sábado)

Local: Rooftop da B&B Itália

Endereço: Av. Brasil, 1653

Horário: das 11h às 16h