Em noite especial, Esther Schattan e dirigentes da Viva Cazuza, receberam ontem (19), no showroom da Ornare, no CasaShopping,  amigos e profissionais cariocas para a abertura da  8º edição da Exposição Make Up Your Heart Ornare.

Durante o evento, os convidados poderiam adquirir as obras pelo valor mínimo de R$ 1.018,00, e logo de entrada,  os arquitetos Marcelo Jardim e  Tiago Freire, da Oficina Par (foto acima), venderam a primeira obra da noite, a Try a Little Tenderness, peça inspirada na série Bichos de Lygia Clark, artista brasileira, pioneira na Arte Participativa.

A exposição estará aberta ao público até o dia  24 de novembro e conta com 26  obras de arquitetos e designers convidados pela Ornare, que  doaram seus talentos para produção de obras com valor de venda revertido para a Sociedade Viva Cazuza. Cada peça tem como ponto inicial a madeira certificada Ornare, em formato de coração, oferecida como tela.

(foto acima): O arquiteto Fabio Bouillet com sua obra Old School Heart, com inspiração no universo das tatuagens antigas – a representação de um coração vivo que mesmo com um punhal enfiado em si, ainda bate cheio de esperança.

   

(fotos acima): Móbile coração pop vermelho – Amor Icondicional, da arquiteta Bel lobo. Ao se mover, o coração mostra que seu interior é feito de luz, representado pelas cores do arco-íris   e  obra da arquiteta Roberta Nicolau – Love Carks: vinho faz bem ao coração.

 

 

(foto acima): a obra da arquiteta Gisele Taranto, exercício fio de ouro, conexão com você e como seu coração vibra.

   

(fotos acima): Obra da arquiteta Izabela Lessa – Todo amor que houver nessa vida,  o coração bordado com fios de ouro, dobra e desdobra perante a vida, mas retorna a sua forma original, apesar de suas marcas,  e  o segundo coração, obra de Duda Porto – Menos excesso e mais essência, inspirados e motivados por mudanças na sociedade e modo de vida das pessoas,  o arquiteto reforça o conceito que aplica em seus projetos “menos excesso e mais  essência: Simplify”. 

   

(fotos acima): a obra do arquiteto Erick Figueira de Mello – Amor Próprio,  baseada no mito de Narciso e legendada por Caetano Veloso, a concepção desde trabalho traz a reflexão sobre o narcisismo travestido de amor-próprio. Uma crítica à tendência contemporânea de autocontemplação. O segundo coração é obra da arquiteta Jacira Pinheiro – Transbordar Afeto, numa reflexão através do espelho, todos os sentimentos que o Afeto permite! A palavra Transbordar, significa o exagero das emoções.

 

(foto acima): o artista plástico Thomaz Azulay e Esther Schattan, com a obra À Moda Antiga, da dupla criadora do  The Paradise :Thomaz Azulay & Patrick Doering.  Conceito da obra: Olha no olho, encara, disfarça, sente, faz charme. Mas depois de tudo, se entrega.

 

(fotos acima): Carol Freitas e Esther Schattan, com a obra You are Beautiful,  do  artista plástico Beto Gatti e a dupla de arquitetas Gabriela Eloy e Carol.  Conceito da obra: Guardo aqui dentro de mim um coração de criança.   Na segunda foto, Patricia Landau, Eudes e Valentina Orleans e Bragança, com a coração (C)amada. Para as arquitetas da Escala Arquitetura,  abrir o coração significa adentrar em si mesmo, conectar-se com  a sensibilidade e buscar o autoconhecimento. “Aplicamos sobre o coração, tecidos de cores diferentes sobrepostas e fechando cada camada, utilizando um zíper  no centro. Ao abrir o ziper, as camadas vão se revelando, alterando a composição e conjunto de cores e formas. Isso faz com que seja uma peça mutável e interativa. O movimento de abrir as camadas do coração é uma analogia aos sentimentos. Exponha-se a eles e abra seu coração.”

 

Confira mais fotos do evento:

(fotos acima): Cristina Cortes, Nina Kauffmann e Ana Paula Iespa/  Déa Arbex, Juliana Goes, Ana Paula Iespa e Eliane Couto.

 

(fotos acima): Aline Araújo, Gisele Taranto,  Andre Caterina, Gisele Taranto e Fernando Costa.

(fotos acima): Anna Malta, Carlos Boeschenstein,  Marcia Meira, Bianca da Hora, Stefan Schattan e Ana Paula Iespa

(fotos acima): Nina Kauffmann, Esther Schattan, Heckel Verri,  Ana Paula Iespa, Carla Napolião e Esther Schattan

 

(fotos acima): Ana Paula Iespa, Carla Napolião, Esther Schattan,  Andrea Menezes e Stefan Schattan.

 

A iniciativa Make Up Your Heart reuniu, ao longo de oito edições – no Brasil e Estados Unidos – mais de 300 profissionais de arquitetura, decoração e artistas das mais diversas áreas

Cada obra de arte traz o resultado da transformação da matéria-prima Ornare – madeira certificada -, oferecida, antecipadamente aos profissionais da exposição,  como uma tela de 60 cm, em formato de coração. 

Pela primeira vez realizada no Rio de Janeiro, Make Up Your Heart já teve três edições em São Paulo e uma em Belo Horizonte, Salvador, Dallas e New York, com participações de nomes de destaque no cenário global, como Vik Muniz, Marcia Grostein, Francisco Costa, Nina Pandolfo, Gabriel Wickbold e Isabelle Tuchband.  Ao todo, nas sete edições, aproximadamente R$ 300.000 foram arrecadados e destinados a projetos sociais de instituições como Arcah (São Paulo); Servas (Belo Horizonte); Abrigo São Gabriel (Salvador); Américas Amigas (Brasil) e Café Momentum (Dallas).

Profissionais que assinam as obras no Rio de Janeiro: Alexandre Gedeon e Hugo Schwartz; Andréa Menezes; Bel Lobo; Bianca da Hora; Carolina Escada e Patricia Landau; Celso Rayol; Claudia Pimenta e Patricia Franco; Cristina Cortes; Duda Porto; Elaine Ramos; Erick Figueira de Mello; Fabio Bouillet e Rodrigo Jorge; Gabriela Eloy e Carolina Freitas; Gisele Taranto; Matthieu Van Beneden; Izabela Lessa; Jacira Pinheiro; Lia Siqueira; Marcelo Jardim; Marcia Meira; Mônica Gervásio; Patrick Doering e Thomas Azulay; Roberta Nicolau; Sergio Conde Caldas e Tiago Freire.