A Arteiro, em Itaipava, tem lindos tapetes de Klilin, confeccionados ali mesmo, por artesões locais, cômodas coloridíssimas, mesas de madeira de demolição, cadeiras de variados estilos, camas colonais, poltronas de época, cristaleiras, móveis para áreas externas, abajures, copos, pratos, espelhos… Enfim, um acervo enorme que atrai arquitetos cariocas que sobem a serra em busca de peças diferenciadas para seus projetos. Tudo ali é criado ou customizado pela dona, a simpática paisagista Sonia Infante. Ela conta:  “Eu tenho produção própria de móveis, crio modelos, remodelo e reciclo peças antigas, retoco com cores novas. Tudo feito à mão”.

A fama de Sonia surgiu do seu trabalho como paisagista. Junto com a filha, a engenheira agrônoma Daniela Infante, ela está reformulando todo o paisagismo do Jockey Club, na Gávea, da sede social às arquibancadas. “Estamos terminando o trabalho, mudamos o visual com novas plantas, muitas palmeira e as bela grama de amendoim”, descreve. Sonia subiu a Serra há 36 anos. Começou projetando jardins para as casas e sítios que surgiam na área. Com o tempo, os clientes passaram a pedir móveis para decorar áreas externas. “Aí surgiu a Arteiro, primeiro com peças para colocar ao ar livre e depois para decoração interna também”, diz.

Sonia está sempre criando móveis novos, mas os antigos nunca saem de catálogo. Um dos grandes diferenciais da loja, segundo ela (e que faz sucesso entre os arquitetos), é que todos os móveis e tapetes vendidos na loja podem ser feitos sob encomenda, no tamanho e nas cores que o cliente escolher. “Somos interativos, customizados”, ri.

Arteiro

Estrada União Industria, 11.407 – Itaipava

22-2222-3013 e 2222-1172