A arte e vida se fundem de maneira poética e provocadora através das obras dos designers Fernando e Humberto Campana. Como um convite a mergulhar dentro de uma poderosa dimensão imersiva e sensorial, a exposição “Irmãos Campana – 35 revoluções” , que será inaugurada no dia 14/03, apresenta uma arte vivente e futurista, de maneira leve e irreverente

Essa será a maior exposição dedicada aos designers, com instalações inéditas e obras desenvolvidas ao longo das últimas décadas. “Queremos deixar mensagens, tocar o coração das pessoas pelo design e pelas questões ambientais abordadas”, explica a dupla.

Os designers  conceberam para o segundo andar do MAM Rio,  um ambiente imersivo, formado por grandes instalações e por um amplo conjunto de mais 100 peças, nas quais se sobressaem questões marcantes em sua produção, como a capacidade de integrar referências artesanais e industriais, ousadia formal, um flerte com o surrealismo e preocupação ambiental.

  

A curadora italiana Francesca Alfano Miglietti aproxima a obra dos Campana ao conceito de “escultura social”, desenvolvido por Joseph Beuys. “Arte e design, para os irmãos Campana, não é um conceito exclusivamente de museu, mas uma concepção estética revolucionária onde a arte se torna uma prática comum, portanto capaz de melhorar o relacionamento do homem com o mundo”.

As peças Campana fazem parte de coleções permanentes de renomadas instituições culturais como MoMA de Nova York; Centre Georges Pompidou e Musée des Arts Décoratifs, Paris; Vitra Design Museum, Weil am Rhein; Design Museum de Londres, Philadelphia Museum of Art, Pinakothek der Moderne Munich, Musée des Beaux-Arts de Montréal, Tokyo Museum of Contemporary Art, Fundação Edson Queiroz, Recife, e no Museu de Arte Moderna de São Paulo.

SOBRE O ESTÚDIO CAMPANA
Em 1984, os irmãos Fernando (1961) e Humberto (1953) Campana criaram, em São Paulo, o Estúdio Campana, reconhecido pelo design de mobiliário e por criação de peças intrigantes – como as cadeiras Vermelha e Favela. Posteriormente, o estúdio expandiu seu repertório para as áreas de arquitetura, paisagismo, cenografia e moda, entre outras.

MAM Rio: Irmãos Campana – 35 Revoluções

14 a 17 de março/2020
Av. Infante Dom Henrique, 85, Parque do Flamengo
De terça a domingo, das 10h às 17h

Realização: Pinakotheke