O Brasil é hoje um dos dez países mais premiados em design no mundo. Os visitantes das últimas feiras de negócios, como também de eventos paralelos do setor moveleiro, ocorridos no início deste ano, encontraram uma seleção surpreendente de coleções assinadas.   

Mas depois de tanto tempo trabalhando e divulgando esses lançamentos, nossa equipe de redação concluiu que esses nem sempre chegam ao conhecimento do mercado, na sua totalidade.  Existe hoje, uma necessidade maior de divulgação dos produtos lançados e, para melhor informação, em termos técnicos e estéticos para especificação posterior dos projetos, informações detalhadas do material utilizado e assim como qualquer diferenciação de novo processo de fabricação para melhorias no móvel.

Baseados nessa premissa, o portal Radar Decoração lança neste mês de abril, o Circuito Design Brasil, que consiste em divulgar, para todos os profissionais de arquitetura e decoração em território nacional, o produto assinado, recém-lançado, através de uma seleção da nossa curadoria, com a ficha técnica completa. 

Na coluna Acervo, do Radar Decoração, publicamos a primeira parte do projeto, com a seleção de 10 designers brasileiros e suas mais recentes criações, lançadas em fevereiro deste ano, nas feiras de negócios. São eles: Fabrício Roncca, Bruno Faucz, Marcelo Ligieri, Ale Alvarenga, Sérgio J. Matos,  Pepê Lima, Plataforma 4, Maurício Bonfim, Carlos Alexandre do Studio Caaa e Juliana Desconsi.

Sabemos que no atual momento, por conta da pandemia do Covid-19, que as fábricas estão parcialmente paradas. O móvel talvez demore um pouco mais para se entregue, mas os projetos de interiores serão concluídos daqui a pouco e as novidades precisam chegar ao conhecimento dos profissionais com todas as informações técnicas necessárias.

Na próxima semana, termos uma seleção de peças de mais 10 designers brasileiros.  Acompanhe por aqui, essas e as próximas divulgações do Circuito Design Brasil.  

Mais do que nunca, estamos no momento de voltar para o que é nosso e não depender de validação externa para valorizar o design nacional.