O Prêmio PIPA chega à sua décima edição em 2019: uma data e um marco para serem celebrados. Além das comemorações, há novidades. A exposição dos finalistas acontece na Villa Aymoré, na Glória, um novo espaço cultural da cidade onde o Instituto PIPA vem realizando exposições de acervo desde 2018.  

 A mostra, que ocupa toda a área de exposições, abriu neste último sábado (10) e vai até 28 de setembro, apresentando trabalhos de Berna Reale, Cabelo, Guerreiro do Divino Amor e Jaime Lauriano. Estes são os quatro finalistas que foram selecionados pelo Conselho do Prêmio, entre os 67 artistas participantes desse ano. 

 Fotos: Berna Reale: “Todos olham para os gatos” /  Cabelo:  “Luz com trevas”

 

  

 Fotos: Jaime Lauriano: “Bandeirantes/   Guerreiro: “Supercomplexodivino”

Para dar mais equidade e importância para os quatro finalistas, e visando contribuir para o desenvolvimento e realização de novas propostas de trabalho, cada um receberá uma doação do Instituto PIPA no valor de R$ 30mil. O vencedor receberá uma doação adicional de R$ 30 mil para o desenvolvimento de um projeto de interesse do artista. 

 

Sobre o Prêmio PIPA

O Prêmio PIPA é uma iniciativa do Instituto PIPA. Foi criado em 2010 para ser o mais relevante prêmio brasileiro de artes visuais. Seu objetivo é premiar e consagrar artistas já conhecidos no mercado de arte brasileiro que vêm se destacando por seus trabalhos. Todos os artistas participantes são indicados pelo Comitê de Indicação.

De 2010 a 2018, o PIPA estabeleceu uma parceria com o MAM-Rio, onde foram realizadas as exposições dos finalistas.  Cada um dos 4 finalistas de cada ano doou uma obra para coleção de arte contemporânea do museu.

Sobre a Villa Aymoré

A Villa Aymoré é um espaço para encontro e conversa sobre arte. Em parceria com a plataforma e Arte Clube Jacaranda, o Instituto PIPA e a Escola Sem Sítio, o espaço é dedicado a exposições de arte dos mais variados campos, além da abertura da casa para projetos externos. O local conta com intervenção da artista plástica Iole de Freitas na fachada e site-specific do artista Henrique Oliveira.

 

Fotos: Camila Mira, Lorena Brito, Gabriela Davies, Lucas Albuquerque, Gabriela Davies e Fernanda Pessoa de Queiroz .

 

Fotos: Luciana Solano, Roberto Vinhaes, Lucrecia Vinhaes, Carla Marins e Beatriz Caillaux

 

Fotos: Marcelo D2, Berna Reale, Renné Ferrer,  Cabelo, Jaime Lauriano e José Bechara

 

Fotos: Roberto Vinhaes, Lucrecia Vinhaes, Berna Reale,  Cabelo, Jaime Lauriano, Luiz Camillo Osorio Guerreiro do Divino Amor.

 

Exposição dos Finalistas do Prêmio PIPA 2019
Villa Aymoré
Ladeira da Glória, 26 – Glória/RJ (próximo a saída B do metrô da Glória)

De 10 de agosto a 28 de setembro

Terça a Sábado: 13h às 18h

Entrada Franca