O primeiro episódio de Practice, uma nova série de documentários sobre o processo de arquitetura, analisa profundamente o pensamento de design do fundador do Invisible Studio, o arquiteto britânico Piers Taylor e a arquiteta Kate Darby. O curta segue o arquiteto enquanto ele constrói uma pequena cabana, alternando imagens visualmente atraentes com conversas sobre seus primeiros anos na profissão e o início do Invisible Studio. Taylor também compartilha seus pensamentos sobre construir com voluntários e trabalhar com madeira. O ritmo, o design do som (criado por Simon James) e a qualidade cinematográfica do filme fazem do curta documentário uma experiência imersiva.

Piers Taylor é o fundador do Invisible Studio, uma prática sediada no Reino Unido com um forte foco em sustentabilidade, pesquisa e experimentação, buscando repensar a relação entre design e produção. O trabalho do estúdio abrange uma variedade de escalas e programas e recebeu reconhecimento internacional, ganhando um número significativo de prêmios de prestígio. Os projetos mais proeminentes do Invisible Studio incluem Sala em um jardim produtivo, Trailer, Starfall Farm, o estúdio da clínica ou The Caretaker’s House.

Trailer by Invisible Studio. Copyright Jim Stephenson 2018

A série Practice, criada pela crítica e curadora de arquitetura Laura Mark e pelo fotógrafo e cineasta Jim Stephenson, coloca em foco diferentes maneiras de praticar e ensinar arquitetura, com forte ênfase no processo, e não no trabalho final. Como Jim Stephenson descreve: “Cada episódio da Prática será desenvolvido lentamente, com um envolvimento real com o arquiteto. Passaremos um tempo praticando, no local e em suas casas. A série de documentários terá uma sensação lenta e meditativa. Os episódios futuros contarão, entre outros, com Sam Jacob, Mary Duggan, Feilden Fowles e O’Donnel Tuomey.

Trailer by Invisible Studio. Copyright Jim Stephenson 2018

O corpo de trabalho da dupla inclui filmes e entrevistas cobrindo arquitetos de renome, como Herzog e de Meuron, Francis Kere, Kengo Kuma, Caruso St John, entre outros. Seu projeto mais significativo até o momento é um documentário sobre o trabalho de Zaha Hadid, apresentado em festivais de cinema em Milão, Nova York e Londres.

Fonte: https://www.archdaily.com/936038/on-the-process-of-architecture-with-piers-taylor-of-invisible-studio