Mostra de Designers 2011 na Alerj

A Secretaria Estadual de Desenvolvimento Econômico do Rio de Janeiro recebeu do Instituto Nacional de Propriedade Industrial (INPI) o certificado de registro da marca “Rio É Design”, que dá nome ao programa de fomento ao design do Governo do Estado do Rio. A concessão garante propriedade e uso exclusivo da marca com prazo de validade de 10 anos. “A importância deste registro é seu respaldo legal, fundamental para a valorização de uma marca. Valorizamos, desta forma, o design hoje produzido no Estado do Rio de Janeiro”, destaca a subsecretária estadual de Comércio e Serviços, Dulce Angela Procópio.

Dulce Angela Procópio

 

Coordenado pela Secretaria Estadual de Desenvolvimento Econômico, o Programa Rio É Design foi criado pelo Governo do Estado em 2008. Ao longo da atuação do programa, a Secretaria verificou um crescimento de 15% no interesse dos consumidores fluminenses por peças e projetos de design. O dado foi constatado em pesquisa realizada recentemente junto aos designers parceiros do programa.  “O trabalho articulado da Secretaria com os designers do Rio tem demonstrado a sua importância no desenvolvimento econômico fluminense. É o melhor da economia, agrega valor ao produto, ao mesmo tempo em que procura sua melhor forma de utilização. Temos procurado mostrar que o design não deve ser apenas para produtos sofisticados, ele deve estar em nosso cotidiano. O design é para todos”, ressalta Dulce.

Entre as principais ações do Rio É Design estão a coordenação e realização de mostras, exposições e feiras nacionais e internacionais, realização de encontros com Grupo Consultivo de Design, apoio à realização de projetos e concursos, planejamento e organização de seminários e a realização de Rodadas de Negócios em parceria com o Programa Compra Rio, também vinculado à Secretaria Estadual de Desenvolvimento Econômico do Rio.