Com o mote “Conectando o Design”, termina hoje (7/02), a 29ª edição da Abimad – Associação Brasileira das Indústrias de Móveis de Alta Decoração, principal feira do setor na América Latina, iniciada nesta terça, dia 4 de fevereiro, no São Paulo Expo, apresentando as novidades e as principais tendências do mercado para um público seleto de lojistas, profissionais e compradores do Brasil e do exterior.  A feira neste ano contou com 164 expositores distribuídos em uma área de 30 mil m².

O tema deste ano faz uma analogia ao famoso cubo mágico no qual, para se alcançar o objetivo de unir todas as cores, é preciso sabedoria, empenho, concentração, experiência, inteligência, habilidade e lógica.  “Comparando o cubo com o design de alta decoração, queremos dizer ao mercado que a feira Abimad reúne todas as suas etapas, idealização, criação, desenvolvimento, configuração, concepção, elaboração e especificação de produtos, em 4 dias de feira com os principais fabricantes e fornecedores do mercado de alta decoração”, ressalta Michel Otte, ceo da Butzke Móveis, um dos expositores da feira.

Confiram abaixo, os destaques desta edição, captados pela equipe do Radar Decoração:

Sobre os estandes da feira:

 

Acima, nossa equipe elegeu o estande da 6F Decorações, de Marcelo Felmanas, como o mais interessante do evento. Produzido pelo premiado designer paulista José Marton, da Marton Estúdio, o espaço foi decorado com paredes desenhadas criativamente e pintadas com tons quentes, cheios de formas e volumes, resultando numa cenografia surpreendente para receber a coleção Oxigênio da marca, com mais de 300 novidades em objetos e móveis. O Marton Estúdio também assinou o lounge da sala de imprensa do evento, inspirado na tecnologia e transparência, que resultou num ambiente de aproximação dos usuários por meio da sua fluidez, decorado com tecidos leves e transparentes, estruturas metálicas e cores intensas nas cortinas divisórias, permitindo mais privacidade para escrever ou realizar entrevistas num ambiente lúdico e confortável.

Sobre espaços instagramáveis:

Abaixo, nossa editora, Déa Arbex, elegeu os espaços instagramáveis da Artimage, como os seus preferidos.

Acima, o espaço criado pelos designers Rafael Tortella e Angélica Aoki, do estúdio Bar Design, foi um dos mais clicados na feira, desenvolvido para que as pessoas interagissem com os volumes dos quadros expostos, também criados pela dupla. “Oferecemos uma experiência sensorial de imersão ao universo do nosso trabalho” explica Angélica Aoki, e complementa: “O diferencial dos nossos quadros é trazer volume a um produto tradicionalmente bidimensional, com superfícies formadas por lâminas de madeira.

Acima, o espaço criado pela arquiteta e designer Leila Nishi, foi desenvolvido pela artista para também dar destaque aos seus quadros expostos no estande da Artimage. A artista explora volumes combinados com cores, obtendo um resultado tridimensional de impacto, mas também adota o branco e o tom cru do papel para conseguir um efeito de sombras extremamente delicado e elegante.

 

Destaque para a linha indoor : lançamentos dos sofás, poltronas e cadeiras

 

Acima, Linha Cora – design Thiago Lutz para Butzke: Inspirada nos grandes mestres do modernismo brasileiro, trazendo uma interpretação contemporânea das formas do passado. Seu desenho nasce na combinação de materiais: madeira, couro e estofamento. Produzida com madeira eucalipto, a linha é composta por poltrona e sofá de 2 e 3 lugares. 

 

Acima, Linha Tarja – design Thiago Lutz para Butzke: Composta por banqueta, cadeira com e sem braços, a linha Tarja também faz a combinação da madeira, couro e assento estofado. O detalhe sutil da fixação das tarjas, que transpassam a estrutura de madeira, traz destaque para a mistura de materiais.

Acima, Linha Fitadesign Andrea Zanocchi e Carolina Starke para Maisofa: Composta por sofá, poltrona, pufe e banco, as peças são valorizadas pela marcante estrutura metálica aparente que envolve o estofado macio e a separação dos elementos destaca o aspecto moderno e funcional do produto. Os braços intencionalmente mais altos proporcionam proteção e intimidade ao sentar e, ao mesmo tempo, uma postura imponente. O volume do enchimento contrasta com a leveza da base que, como palafitas suspensas no chão, parece desafiar a gravidade.

 

Acima, Poltrona Antiles – design Emerson Borges para Maisofa: Cor, textura e movimento, sem falar do conforto que essa peça oferece, se destacou nesta edição da Abimad, na vitrine principal do estande da Maisofa. 

Acima, na sequência, Poltronas VogueAle e Diva – design Marcelo Ligieri para Doimo Brasil: Peças em couro, soleta natural e metal folheado em lâmina de madeira. Personalidade, bom gosto, conforto definem esses lançamentos da Doimo Brasil. Fundada em 1994, a marca atualmente é um joint venture ítalo-brasileira situada em Ribeirão das Neves, Minas Gerais. 

Acima, Poltrona Nube – design juliana Desconsi para  a ADM Moveis: Com linguagem industrial chique, material mais leve e cores mais sóbrias, braço em aço e couro.

Acima, Poltrona Tamboril – design Mauricio Bonfim para a Feeling Estofados:   Conforto e beleza com a composição do tom vermelho com o rosê. 

Acima, Poltrona Tai – design Estúdio Uultis  

Acima, Sofá  – design Estúdio Uultis  

Acima, Banco Jean – design estúdio Lazz Interni

 

 Acima, Poltrona Moov na versão fixa – design  Pepê Lima para a Moveis James.

 

Acima, Poltrona Ceres – design Claudia Lens para a Estofados jardim. Em forma orgânica, destaque também para as costas em estrutura metálica, com linhas finas que remetem toda a elegância à peça.

 

 Acima, Poltrona Soul – design Alexander Di Mari para a Estofados Jardim.  Design moderno com o braço e apoio continuo, no dourado e na madeira.

Acima, Poltrona Maringá, em estrutura gold – design Sergio Gomes para a Star Mobile.

Acima, Puff Star , ebanizado gold – design Sergio Gomes para a Star Mobile

    

  Acima, Poltrona Alma – design Bruno Faucz para a Tissot Moveis

 

 Acima, Poltrona Lisse  – design Bruno Faucz para Bel Metais 

Acima, Poltrona, mesinhas e banco da Coleção Donatella – design Fabricio Ronca para a Tumar Moveis.

Acima, Cadeira Soddy – Design Angelo Luiz Duvoisin para a Artefama:  Essa peça faz parte da linha GEOS, tendo como sua definição dentro da geometria. Um círculo formado por quatro linhas que se conectam a um triangulo, que denomina três linhas, sendo uma delas, chamada de Soddy.  Geometria fluída que une ergonomia, funcionalidade e conforto.

 

Destaque para o lançamentos de luminárias:

Acima, linha Fuchsia e toda sua imponência. Design Bruno Diego para a Accord Iluminação.

Acima, Linha Dot: os contrastes dos efeitos de iluminação com suas funcionalidades e linhas minimalistas. Abajour, pendente e luminária de piso.  Design Bruno Diego para a Acoord Iluminação.

Acima, Linha Dorival de luminárias em madeira jequitibá natural e palhinha e cúpula de alumínio preta. A coleção compreende peças suspensas, de mesa e piso.  Design Eduardo Borém para a Nova Home.

 

Destaque para os lançamentos de cômodas, bar e mesas:

Acima, cômoda da coleção Oxigênio, garimpada por Marcelo Felmanas da 6F Decorações. A coleção conta com peças de diferentes locais do mundo. Esta é orginária da Ìndia, produzida pela técnica da marchetaria com osso.

Acima, mesinhas Três Marias com desenho inusitado, femininas e que remete aos vasos de pedra sabão de Ouro Preto – MG.  A inspiração do designer Fabricio Roncca está ligada a sua memória afetiva da infância em  Minas Gerais. De Fabricio Roncca para a Tumar Móveis.

Acima, mesas redondas de centro e de canto March. Atraentes, elegantes e práticas para compor qualquer interior.  Em estrutura metálica e  bandejas em marchetaria (lâmina de madeira) em cor natural de madeira pau ferro. Design Stúdio Msul Móveis.

 

Acima, Carro Bar Minimal – design Rafaela Trevizan Richetti para a Msul Móveis.  Com desenho atemporal, prestigiando  linhas coerentes e claras, essa peça traduz minimalismo e contemporaneidade, aliando sublimemente a fusão de materiais refinados. Estrutura em metal e bandejas/rodas feitas em lamina natural de madeira (cinamomo).

Acima, Bar Clássico da Ville Art. Design elegante, revestido em couro, com puxador dourado. Design Studio Maicon Maccagnan para a Ville Art. 

Acima, mesa de centro Donna. Designer Ale Alvarenga para a  Ellipse Móveis.

 

Destaque para os lançamentos de objetos:

Acima, os vasos de cerâmica Ondo da 6F Decorações, que faz parte da coleção batizada de Oxigênio de vasos, móveis e objetos garimpados da Índia, China, Argentina e diferentes locais da Europa. Um dos destinos, a China, foi o local onde encontraram jovens designers que apresentaram uma maneira mais moderna e atual de trabalhar com a técnica milenar da porcelana chinesa, feita a mão.  A técnica, busca reinterpretar o que era produzido pelos seus antepassados e dessa maneira, foi possível trazer novos produtos, entre eles, os vasos de cerâmica Ondo. As peças possuem formatos ousados e inovadores, além disso, suas cores seguem os tons terrosos nas mais diversas variações entre laranja, brick e marrom.

  

 

Acima, lançamentos da St. James, marca paulistana especializada em peças de prata e outros metais.  A coleção Loops, assinada por Brunno Jahara, composta por castiçal, bandeja, cachepôs, bowl, jarra, balde de gelo, fruteira e luminária, apresentam instigantes linhas curvas, fazendo conexões, recurso estético convertido em funcional. A ideia de Jahara é trazer novas tipologias de objetos para a marca, assim, a inspiração veio dos elos e curvas pensadas para os produtos, que são elementos de conexão e construção. Produzidas artesanalmente, as peças da Loops são feitas com acabamento impecável e trazem sofisticação e modernidade para qualquer espaço.

 

 

Acima,a coleção Float, assinada pelo designer Arthur Guimarães para a St.James, ganha novos produtos como luminária, centro de mesa e mesa de apoio. O uso do acrílico trouxe leveza e sofisticação para as bandejas. Sua concepção partiu do princípio da leveza que se expressa pelo equilíbrio e proporção estrutural das peças.   

Acima, o Carrinho de chá Fiocco,  assinado por Vivian Coser, do Studio Sette7 para a St.James , é versátil, podendo ser desenvolvido com a bandeja em madeira, espelho ou mármore. 

 

Destaque para os lançamentos de móveis para área externa:

       

A Lovato Móveis trouxe vários tipos móveis diferentes de corda náutica para a Abimad. As peças variam de cor e também no suporte: podem ser suspensas ou colocadas sobre o chão. Com o mote Made to Weather , a Lovato assina a coleção do ano reforçando o posicionamento da marca, que preza pelo diferencial estético e durabilidade das peças, que ficam lindas em qualquer espaço e clima. Acima, balanço Erê – design Rodrigo karam para a Lovato Móveis. 

 

 

 Acima, Balanço Biboca – design Sérgio J.Matos para a Lovato Móveis

 

Acima, poltrona Puã – designer Sérgio J. Matos para a Lovato Móveis.

 

Com a complexidade das técnicas artesanais, a Mestre Artesão trouxe para essa edição da Abimad´29, uma linha de móveis para área externa com design assinado por 5 talentos refinados. Acima, a Poltrona Araçá – design Fabricio Roncca, para área externa, produzida em alumínio na estrutura e corda náutica que envolve a peça de forma gestual e lúdica.

 

d 

Acima, Poltrona Protéa – design Camila Forbeck para Mestre Artesão. 

 

Acima, Carro Bar Garopa da coleção Piño – design Fabricio Roncca para a Mestre Artesão.  A contraposição de sensações que inspiram o designer:  o quente X frio, a madeira X pedra, a curva X  a reta…