Os ventiladores pulmonares são essenciais para o tratamento dos pacientes com coronavírus gravemente doentes. O equipamento, basicamente uma máquina de respirar – oferece ao aos pacientes e a seus médicos tempo extra para tratamento.

Um grupo de médicos pesquisadores canadenses lançou um desafio global à inovação: projetar um ventilador pulmonar simples, de baixo custo, fácil de fabricar e de manter, que poderia ser produzido em qualquer lugar do mundo para ajudar a combater o Covid-19. 

No entanto, há uma escassez mundial de ventiladores. Normalmente são máquinas muito complexas e caras. Mas elas não precisam ser.

Daí o desafio proposto pela Montreal General Hospital Foundation e pela McGill University: projetar ventiladores simples, mas eficazes, fáceis de produzir e acessíveis para implantação global.

A possibilidade de ajudar milhões de pessoas já é uma grande recompensa, mas os organizadores ainda ofereceram um prêmio de CAD $200,000.

Sob as regras da competição, os três principais modelos estarão disponíveis para download gratuitamente, podendo ser utilizado para fabricação em qualquer lugar.

Para participar, os times devem ser formados por, no mínimo, 3 pessoas, sendo que um deles deve ser médico e outro profissional de engenharia.

O desafio termina em 31 de março e as pessoas podem enviar quantas propostas quiserem. Acesse agorize.com, leia o edital, monte seu time e mãos à obra!

Fonte: 20 de março de 2020 – por redação DW! | Foto: Photo by Robina Weermeijer