A ideia de Edible nasceu acidentalmente numa incursão de Paula Klien pela Floresta da Tijuca. Ela pretendia apenas registrar um microcosmo da vastidão de espécimes botânicas do parque, quando inesperadamente desabou uma tempestade. Em meio ao caos na maior floresta urbana do planeta, coberta de lama e tendo como abrigo uma jaqueira, ela teve ali um insight do que seria seu próximo trabalho como fotógrafa. A opulenta e farta figura de uma jaca foi o fio condutor de um trabalho que parte do amplo conceito de alimento para abordá-lo sob diversas perspectivas, desde a mais utilitária até o plano metafísico.  “A exposição diz respeito a tudo que pode ser alimento para o corpo, para a alma e para o coração. Abordo os alimentos que são combustíveis para que o corpo funcione e seja saudável e os que são essenciais para a felicidade sentimental e espiritual do ser humano. E o tempo todo neste processo (me) proponho questionamentos. Afinal, de que você se alimenta? Você tem fome de quê? O que te faz mover? O que você precisa para ser feliz?”, define Paula.

O arquiteto Oscar Niemeyer é um dos fotografados para a exposição. Embora a fotografia seja, em primeira instância, a expressão escolhida para se dar vida a ‘Edible’, há um diálogo direto com várias outras manifestações artísticas. Uma fusão que reflete o próprio trabalho de Paula Klien, uma artista múltipla que sempre atuou em diferentes segmentos. Entretanto, o interesse mais a fundo pela fotografia surgiu em 2004, quando começou a fazer books, editoriais e campanhas de moda, mas logo começou a se dedicar a projetos artísticos. Fez parte, então, de coletivos como “Shakespeare- Retratos de uma Festa Luminosa”, “Mulheres de Verdade”, “Brasileirice” e “Natural do Rio”.  Edible marca ainda a primeira atuação performática da artista em uma videoarte, também dirigida por ela em parceria com Candé Salles, que será lançada juntamente com a exposição.

Exposição Edible – Paula Klien

De 07 de agosto a 05 de setembro

Horário abertura: (07/08): 17h às 22h

A partir do dia 08/08: segunda à sexta-feira, das 10h às 20h

Galeria BNDES – Av. República do Chile, 100 – Centro

Ficha Técnica:

Concepção e fotografia: Paula Klien

Assistência de estúdio: Felipe Moreno

Produção executiva: Carolina Pernisa

Produção de objetos: Maria Estephania

Maquiagem: Camila Vitorino

Impressão fine art: Estúdio Lupa

Molduras: Enquadre

Montagem: Iris Produção Cultural

Iluminação: Arnaldo Costa Filho

Elétrica: José Pedro Duarte

Projeto gráfico: Raf design

Midia digital: Mg Studio

Nas fotos:

Álamo Facó, Alessandra Colasanti, Alexandre Nero, Aline Rosa, Amanda Lira, Baby Bordoni, Camila Vitorino, Carlo Porto, Carolina Pernisa, Daniel Stanislauskas, Ernesto Piccolo, Erom Cordeiro, Everson Gabriel, Felipe Lima, Felipe Moreno, Fernanda Machado, Gabriela Beauclair, Glenda Ludwig, Jaqueline Dantas, Karol Loren, Laila Zaid, Letícia Colin, Letícia Salume, Marcos Veras, Maria Estephania, Maria Helena da Silva, MarjorieEstiano, Milena Toscano, Nicole Gomes, Oscar Niemeyer, Pablo Sanábio, Paulo Verlings, Rafael Camel, Rafael Hansen, Raoni Carneiro, Raoni Vidal, Rodrigo Pandolfo, Rodrigo Paredes, Renata Missagia.