A Portobello acaba de lançar o livro “Arquitetura Brasileira – 4ª Edição”, que reúne trabalhos representativos de 22 renomados escritórios de arquitetura de todo o Brasil. Com 218 páginas, a publicação é uma iniciativa do CRIAR, Programa de Relacionamento da Portobello voltado a arquitetos de grandes projetos da construção civil, atendidos pelo Canal Engenharia da empresa, e que busca valorizar a importância e talento desses profissionais.

De acordo com o presidente da Portobello, Cesar Gomes Júnior, essa nova edição revela a importância da arquitetura na revitalização das cidades, na atualização do contexto urbano e na manutenção de um diálogo com a história. “Ao longo do livro, é admirável o escopo de projetos em diferentes escalas e usos, que nos surpreendem e nos motivam a divulgar ainda mais o trabalho dos profissionais que são responsáveis por transformar a arquitetura atual em uma grande expressão de nossa época”.

Dividido em seis seções por regionais de vendas/relacionamento da Portobello, o livro apresenta projetos de escritórios do Rio de Janeiro, São Paulo, Região Sul, Minas Gerais/Sergipe, Nordeste e Centro Oeste/Norte. Nesta edição, a criatividade e a inovação foram os fatores determinantes para a escolha dos projetos selecionados. A Unidade de operação da Baía de Santos, da Petrobrás, a exemplo, projetada pelo escritório Ruy Rezende Arquitetura, foi pensada com o objetivo de fazer a transição entre uma construção antiga e um prédio novo, respeitando os fatores históricos, arquitetônicos e urbanísticos do local. O resultado foi a união de dois estilos arquitetônicos, que teve o cuidado de integrar tudo à escala do pedestre. Outro exemplo de projeto inovador é o Edifício Al Mare, localizado em Florianópolis-SC, projetado pelo HB Arquitetas Associadas, que está totalmente em fusão com a natureza. Voltado ao mar, o contraste entre as linhas retas e as piscinas privativas dão a impressão de fusão com o mar e sua extensão.

No livro, os leitores ainda vão conferir projetos de shoppings centers, prédios públicos, como o do BNDES, que ganhou uma expansão, contemplando uma arquitetura contemporânea; edifícios comerciais e residenciais, hospitais, hotéis e centros culturais. A Arena Multiuso, estádio do clube Atlético Mineiro, também é um dos projetos que compõem o livro. Desenvolvido pelo escritório Farkasvölgyi Arquitetura, a ideia central do projeto foi de criar uma identidade que fosse reconhecida e admirada pela torcida.

Com textos do arquiteto Maurício Del Nero Oliveira, arquiteto e urbanista formado pela Universidade Presbiteriana Mackenzie e mestrando em Comunicação e Jornalismo pela Universidade de Coimbra, em Portugal, o livro traz projetos que são referência em termos de design e arquitetura. “É uma honra apresentar para o Brasil e para o exterior as obras dos arquitetos brasileiros que sempre nos desafiam a criar soluções inovadoras e eficientes”, completa o presidente da Portobello.

Estão presentes na publicação os escritórios: Cité Arquitetura, Paulo Baruki Arquitetura, Daniel Gusmão Arquitetura Associados, RRA – Ruy Rezende Arquitetura, FGMF – Forte, Gimenes & Marcondes Ferraz Arquitetos, L+M, Edward Albiero Maurício Costa Arquitetura, Janaína Leibovicth Arquitetos, HB Arquitetas Associadas, Studio Methafora, Procion Arquitetura, Farkasvölgyi Arquitetura, Dávila Arquitetura, Paulo Rehm Arquitetos, Sandra Moura Arquitetura & Interiores, Gama Arquitetura, Domingos Brito Arquitetura e Urbanismo, João Almeida e Gustavo Almeida Arquitetura e Interiores, MKZ Arquitetura, Isabel Jácomo Arquitetura, Sense Arquitetura e Lindenberg Arquitetura.

O livro “Arquitetura Brasileira – 4ª Edição” pode ser baixado gratuitamente no Ipad, pela Apple Store, no APP IPortobello Plus, ou ser adquirido no site da Editora Magma: www.editoramagma.com.br, por R$ 80,00. E ainda poderá ser adquirido nas noites de autógrafos em algumas cidades como: Florianópolis, Rio de Janeiro, Goiânia, Recife e Belo Horizonte, em datas serem divulgadas. Toda a renda arrecada com a venda será revertida para a APAE (Associação de Pais e Amigos Excepcionais) de Tijucas-SC, sede da empresa.