Hoje, dia 5 de dezembro, o arquiteto Vicente Giffoni irá tomar posse como presidente da Associação dos Escritórios de Arquitetura (AsBEA/RJ). A solenidade, realizada no Clube Marimbás, em Copacabana, marcará uma fase de mudança e renovação da entidade.

Em entrevista ao Radar Decoração, Vicente afirmou que como presidente, vai buscar consolidar a AsBEA/RJ como a entidade representativa dos escritórios de arquitetura e urbanismo que estão a frente do processo de produção e liderando a transformação urbanística e arquitetônica do Rio de Janeiro e das demais cidades do Estado. “Queremos ser um espaço e um fórum de discussões de interesse profissional e cultural e das transformações em que a arquitetura e o urbanismo são agentes de profundas modificações, não só no espaço físico e no meio ambiente, como também na melhoria e na qualidade de vida do ser humano. As primeiras medidas, apesar de oficialmente estarmos tomando posse efetivamente apenas em 05/12, já estão em plena implantação a mais de três meses”, afirma.

Com uma série de projetos e eventos, a nova diretoria pretende intensificar o trabalho de mobilização de todos os agentes, como órgãos públicos, escritórios de arquitetura e profissionais, visando à evolução e valorização da arquitetura. “Entre os princípios da nova administração estão profissionalização, integração, comunicação e participação. Todas essas ações já estão sendo implementadas e os primeiros resultados, como a interlocução com as demais instituições, o poder público, a imprensa e os associados, já apresentam sinais evidentes de sucesso. Isso inclui o aumento, até o momento, de cerca de 40% no número de escritórios associados e a significativa adesão de empresas parceiras ao projeto”, finaliza ele.