Ir ao Empório Maria Maria, em Itaipava, é um programão. O espaço, que ocupa uma bela e arejada casa na rua principal da cidade, abriga uma loja de decoração bacanérrima, um café e um restaurante de comidinhas italianas deliciosas, além de uma grife de roupas feminina e uma exposição permanente de carros antigos. Tudo ali tem a marca _ou DNA, como ela prefere dizer _ da dona, a empresária Claudia Aguiar. É ela quem cria  tudo (ou quase tudo) que a gente vê por lá, do design dos móveis aos modelitos das roupas, além de ser a responsável pela decoração de todo o lugar. Aliás, um capítulo à parte. O espaço é todo decorado como se fosse uma casa mesmo, com quarto, banheiro e salas de jantar, estar e leitura. Uma graça! Dá vontade de entrar e morar.

Claudia conta que garimpa os móveis e objetos _ quase todos antigos _ pelos antiquários, lojinhas e brechós da região e os repagina dando um toque todo pessoal a cada um. Ela é autodidata, dona de um bom gosto incrível já conhecido entre os arquitetos cariocas, gente como Maurício Nóbrega e o pessoal da Ouriço Arquitetura, que volta e meia bate ponto por lá procurando peças exclusivas para os seus projetos. De uns anos pra cá, ela mesma passou a decorar as casas de alguns clientes. “Não sou arquiteta, ou seja, não faço um projeto. Vou ver o espaço, converso com o dono e depois parto para a criação”, diz. Ela mesma produz tudo o que usa em seus trabalhos: móveis, almofadas, colchas, cortinas etc. “Tenho um atelier que faz tudo isso. Gosto de cuidar dos  mínimos detalhes, das toalhas às velas e os livros de arte que vão enfeitar uma mesa de centro”, conta.

Seu negócio nasceu há vinte anos numa lojinha do Shopping Itaipava. No começo, vendia somente roupas. “Mas sempre colocava uma peça ou outra peça de decoração que eu mesma criava”, lembra. Assim, ela foi crescendo e ganhando fama na região. Há um ano, ocupa o casarão no centrinho de Itaipava com as lojas de roupas e de móveis e objetos de decoração. Para dar um charme a mais ao lugar, juntou-se à chef Rosane Guimas e abriu o café e restaurante italiano Empório Gourmet. Já a coleção de carros antigos, que ocupa parte do pátio, é do marido, José Eduardo Pereira, um especialista no assunto.  Agora, Claudia planeja ampliar ainda mais o espaço incorporando o terreno anexo. Quer vender ali móveis e peças com design contemporâneo e pretende montar uma deli só com produtos orgânicos. “Vou construir uma espécie de vila, com um clima bem europeu”, adianta ela, que também faz direção de arte de catálogos e peças publicitárias.


Empório Maria Maria

ESTRADA UNIÃO E INDUSTRIA, 10.204 – ITAIPAVA.

TEL: (24) 2222-9473, (24) 9213-8202  e (24) 9213-9074

www.emporiomariamaria.com.br