Com 85 metros quadrados, três quartos e inúmeros pequenos cômodos, o apartamento de Laranjeiras, no Rio de Janeiro, causava uma sensação de desconforto e confinamento na proprietária, que é jornalista e escritora. Para solucionar o problema de espaço, ela pediu ajuda à arquiteta carioca Ketlein Amorim, que propôs um redesenho de toda a planta do imóvel, incluindo a demolição de quase todas as paredes para integrar ao máximo os ambientes. Com isso, a residência ficou parecendo mais ampla, clara e arejada, ideal para quem hoje, aos 50 anos, mora sozinha e hospeda um filho já independente no máximo duas vezes por mês.

Mas nem tudo saiu como o planejado. Durante a obra muitos pilares e vigas baixas e em diagonais apareceram. Por isso, o projeto original teve que ser refeito às pressas, desta vez passando não só a assumir esses elementos estruturais como tirando partido deles, em alguns casos com rebaixos e iluminação.  Ao final, a sala de estar, por exemplo, incorporou totalmente um dos quartos, uma parte do hall foi integrada ao quarto da moradora e a cozinha, que antes era muito pequena, foi aberta para a sala. O quarto da proprietária abriga um canto de trabalhos e estudos.

Para valorizar e destacar o bom acervo de móveis e objetos da moradora no novo décor, teto e paredes foram integralmente pintados de branco. Na paleta de cores dos móveis, Ketlein optou por tons neutros com interferências de tonalidades vibrantes em pontos específicos. Já o piso original, em taco, foi mantido e recuperado a fim de “aquecer” o espaço e evitar a claridade excessiva. Peça-chave da decoração, a estante em laca branca, que ocupa uma parede inteira do apartamento, guarda o acervo de livros, CDs, DVDs e vinis da cliente, economizando espaço no quarto de hóspedes, que faz as vezes de escritório. Em destaque no mesmo ambiente, a famosíssima poltrona Mole, de Sergio Rodrigues. O resultado é uma decoração ao mesmo tempo despojada e chique, com a cara do Rio de Janeiro.

Sofá – Velha Bahia

Mesa de centro – Way Design

Estante – Lacca

Cozinha – Roma Móbile

Escritório Ketlein Amorim: 2511-5724

Fotos: Juliano Colodeti – MCA Estúdio