Voltamos aqui para falar mais detalhadamente do espaço criado pela arquiteta e paisagista Carmen Mouro, nesta edição da CASACOR Rio de Janeiro, que acontece no Edifício Touring, Praça Mauá, Rio de Janeiro.  

A “Varanda do Cais”, um espaço de 60m2, é ao mesmo tempo despojado, elegante e contemporâneo. O verde ganha destaque com um imponente jardim vertical de 30m² que recebeu plantas como costela de Adão, aspargos, jiboias, samambaias, trapoeraba e liriopes.  Todo o projeto conta  com a privilegiada vista da Baía de Guanabara e foi inspirada no estilo art déco/eclético, que o edifício histórico possui. Com materiais nobres, os móveis Mac têm desenho exclusivo, retilíneo, mesas com tampos de mármore Nero Marquina e poltronas de corda náutica (cores e formatos são escolhas pessoais da arquiteta), que podem ser aplicados em ambientes outdoors como extensão da casa. O piso em porcelanato slim de grande formato foi desenvolvido pela Portobello e os tapetes de área externa são da Casa Julio.

Com a arquitetura sustentável em voga, todos os móveis, tecidos e madeiras são certificados. Além de maior vida útil e economia de 80%, as luminárias de LED são ideais para as plantas, pois evitam seu superaquecimento. De fácil manutenção, o jardim vertical possui sistema de irrigação automatizada, que pode ser controlada por celular ou tablet e a rega do jardim é feita de maneira programada, evitando o desperdício de água, oferecendo vantagens ambientais e prevenindo o excesso de água para as plantas.

Um dos grandes atrativos do ambiente é o vidro com película para alta resolução de 100”, onde imagens, vídeos e shows animarão o espaço e farão as honras do ambiente (Maison de La Musique).