O Instituto de Arquitetos do Brasil – Departamento de São Paulo, divulgou na segunda-feira, 2 de dezembro, a lista de vencedores da PREMIAÇÃO IABsp 2019, na qual o residencial Ícaro Jardins do Graciosa, da AG7, se destaca como projeto premiado na categoria Residencial Multifamiliar.

Dividida em 17 categorias que abrangem projetos residenciais, culturais, comerciais, e de demais categorias, a premiação busca  identificar e destacar os avanços e desafios enfrentados na produção da arquitetura e urbanismo contemporâneos nacionais, reconhecendo as propostas engenhosas e significativas, sobretudo aquelas que contribuam, efetivamente, para o desenvolvimento da técnica, do conhecimento e do ambiente construído em diálogo com a natureza, a sociedade, a economia e a cultura.

Este ano, diferente das edições anteriores, a premiação conciliou os compromissos de celebração da cultura arquitetônica e urbanística na mesma medida que busca minimizar os estímulos à competitividade interna à classe de profissionais. O projeto do Ícaro foi avaliado por uma comissão julgadora que privilegiou propostas arquitetônicas que exercitam novas linguagens e novas formas de uso e ocupação, que valorizaram criticamente a memória do ambiente construído e sua relação com a sociedade, e que promoveram profundas reflexões conceituais e contextuais sobre diferentes aspectos relacionados à cadeia produtiva da produção do espaço, material e imaterial.

O projeto exclusivo, realizado pela boutique de negócios imobiliários AG7 Realty e assinado pelo arquiteto Arthur Casas, realça o concreto aparente e as áreas verdes, e adotou o conceito de casas suspensas, tornando-se um premiado ícone da arquitetura contemporânea na capital paranaense.

Outras Incorporadoras colocam Curitiba no mapa da arquitetura contemporânea brasileira

Outro projeto de Curitiba premiado foi do escritório Weefor Arq, na categoria Residencial Multifamiliar e Uso Misto – Projeto (não executado), de autoria de Eduardo Maurmann, Elen Maurmann e Paula Otto. O projeto se destaca pela solução com volumetria e fachadas elegantes, unidas à boa inserção na topografia, bem como pela esquina completamente aberta. Enfim, um prédio funcional, otimizado e seguro, mas ainda assim conectado com o seu entorno.

Conheça:

Premiação IABSP 2019

O prêmio tem a finalidade de identificar os avanços e desafios enfrentados na produção da arquitetura e urbanismo contemporâneos nacionais, de modo a reconhecer e celebrar propostas engenhosas e significativas, sobretudo aquelas que contribuam, efetivamente, para o desenvolvimento da técnica, do conhecimento e do ambiente construído em diálogo com a natureza, a sociedade, a economia e a cultura.

O modelo proposto foi o de celebrar obras referenciais (projetos executados e não executados) para cada categoria. Ou seja, premiar aquelas propostas que realmente se destacaram aos olhos do júri quanto à qualidade técnica, reflexão política, ética, poética, capacidade transformadora e pelos argumentos, teses, valores e princípios propostos. Com isso, espera-se valorizar as obras, projetos e produções merecedoras de destaque no atual contexto social, econômico, ambiental, urbano e político brasileiro, a fim de promover um sólido repertório de obras referenciais, reafirmando a arquitetura e urbanismo como manifestações culturais.

 

Serviço:

AG7

Endereço: Av. Sete de Setembro, 5739 – Edifício Priori (sala 303)

Telefone: (41) 3128-8203

Site: www.ag7realty.com.br

Instagram: @agaleria31 | @icaroag7 | @ag7realty

Facebook: AG7 Realty | Mandala Curitiba