Assinado pelos arquitetos Ricardo Melo e Rodrigo Passos,  o projeto de reforma e decoração deste apartamento com 120 m2, em Ipanema, prova que é possível ter uma casa simples e ao mesmo tempo elegante e sofisticada, sem gastar muito.

Trata-se de um projeto completo de reforma e decoração, onde os arquitetos fizeram consideráveis modificações na planta do imóvel, como a sala, que antes com dois ambientes separados, ficou mais aberta e integrada; a cozinha, antes muito apertada e escura (com equipamentos mal distribuídos), avançou um pouco na área de serviço e foi aberta para a sala, ficando mais clara, ampla e integrada; os espaços da suíte do casal também ficaram mais integrados após a reforma.

Com 3 meses, tempo total de elaboração e aprovação do projeto, e 6 meses para execução, entre obra e decoração,  o ponto alto desse projeto com estilo contemporâneo, mas atemporal, é a integração de espaços. Praticamente toda a decoração é nova, a exceção de alguns quadros, a mesa de apoio Saarinen e a mesa de jantar. A cabeceira da cama de casal é, na verdade, uma composição de cerâmicas com aspecto de madeira, da Portinari.

Sobre a área social: o edifício é modernista e já contava com uma parede de fulget original atravessando a sala do apartamento, porém, com algumas imperfeições. Para disfarçá-las, esta parede foi parcialmente coberta com um painel de marcenaria, executado em MDF, da Duratex. Além de “aquecer” o ambiente, esta solução também serviu para camuflar a nova fiação. Para reforçar as características modernistas do edifício, os arquitetos usaram azulejos com estampas geométricas, tanto em quadros como nas paredes da cozinha. O tom cinza do fulget original acabou definindo a paleta de cores do espaço.

Acima, Mesa de centro: Mesa Bauhaus, assinada por RicmeloDesign; Cortina: em linho, da Soho Design; Sofá modular + pufe: Suiss Design; Tapete: Galeria Hathi; Almofadas: verde, da Codex; preta e branca, da Villemarie; Mesa de apoio Saarinen: acervo dos moradores; Painel de madeira: em MDF da Duratex, executado pela Marcenaria Ateliê MC.

Acima, Cadeira: Cadeira original do Tenreiro, do Atelier Belmonte; Quadro à esquerda: acervo dos moradores; Quadro à direita: acervo dos moradores.

Acima, Escrivanhinha/estante: Marcenaria Ateliê M.C; Cadeira: Tolix original

Acima, Luminária pendente: Archote iluminação; Mesa de jantar: acervo dos moradores; Centro de mesa: Chácara Tropical; Cadeiras: Velha Bahia; Quadros: estudos do Athos Bulcão; Piso: porcelanato cimentício, da Empporuim Frei Caneca.

Acima, Roupa de cama: manta em cashmere comprada em viagem à Índia; Almofada listrada, da Villemarie; almofadas tramadas em tear, da Loggia Mobile Home; Banquinho: Loggia Mobile Home; Mesa lateral: Loggia Mobile Home; Luminária de parede: assinada por Ricardo Melo; Quadro: acervo dos moradores; abeceira: cerâmica da coleção Tavola No Nat, da Portinari.

Acima, Armário: executado pela Marcenaria Ateliê M.C; Bancada: em mármore branco, da Forte da Construção; Cuba de semi-encaixe: cuba Deca L830, da Empporium Frei Caneca; Espelho redondo: Forte da Construção;  Revestimento do frontão: Al maré, da Decortiles, para a Empporium Frei Caneca; Misturador: Clean, da Deca para a Empporium Frei Caneca

Acima, Cadeira: Tolix original; Escrivanhinha/estante: Marcenaria Ateliê M.C; Bancada da cozinha: Forte da Construção; Azulejo do frontão da cozinha: Empporium Frei Caneca; Armários da cozinha: Delanno Casashopping

Acima, Quadro maior: painel em azulejos de Athos Bulcão; Quadros menores: azulejos originais portugueses do século XVIII, pintados a mão, em caixa de acrílico; Luminária de mesa: Bauhaus, de RicmeloDesign; Escultura: escultura O Cachorro, de Lygia Clark, da Almacém Galeria de Arte.

Acima, Quadro colorido: acervo dos moradores; Objetos sobre a mesa Saarinen: Rosa Kochen, com exceção do vaso branco, da Loggia Mobile Home; Pêras decorativas: Rosa Kochen; Luminária de mesa: Rosa Kochen

Acima, Bancada: granito Juparaná escovado; Escultura apoiada na bancada: Andrea Menezes, da Almacén Galeria de Arte; Torneira:  Deca, da Empporium Frei Caneca;

 

Produção: Andrea Falchi (@falchiandrea)

Fotógrafo: Denilson Machado, do MCA Estúdio (@mca_estudio)