Palco das principais novidades em matéria de design no mundo, o tradicional Salão Internacional do Móvel de Milão é parada quase obrigatória para profissionais da área. A designer de interiores Roberta Devisate visitou a edição de 2014 e lista abaixo, para os leitores do Radar Decoração, seus principais destaques:

1 – Bisazza Wears Pucci
A coleção da marca italiana Bisazza capta a essência de estampas icônicas da Maison Emilio Pucci e cria mosaicos em grandes formatos: a moda conectada à Arte e ao Design.

2 – Moooi: “Unexpected Welcome 2014”
Marcel Wanders, diretor ciativo da marca holandesa, expõe produtos icônicos que combinam beleza atemporal e o frescor dos tempos modernos. Em um contexto de eternidade, painéis com fotos gigantes de Massimo Listri mostram a glória e magnitude de edificações monumentais. Destaque para as luminárias Prop Lights, de Bertjan Pot.

3 – No Salone Internazionale del Mobile, uma bela homenagem ao centenário do dinamarquês Hans J. Wegner: o designer e estilista britânico Paul Smith aplica seus tecidos em criações icônicas do mestre modernista: The Shell Chair, criada em 1963, e The Wishbone Chair, de 1949. Edição limitada, produção da empresa Carl Hansen & Sons, também dinamarquesa.

4 – Spazio Rossana Orlandi
Super badalado, é um mix de galeria de arte e loja. Rossana Orlandi decobre grandes talentos do mundo todo. Destaque para:

“Whitering table” – Thomas Eyck Collection t.e. + Studio Maarten Kolk & Guus Kusters, holandeses.
Pinturas feitas em moldes aplicados em porcelanas com motivos que enfatizam a natureza e sua beleza imperfeita. O esmalte dilui durante o processo e cada porcelana adquire um tom e um efeito diferente. Poético e belo, altamente artesanal.

“Solid Patterns” – Sholten & Baijing (casal holandês)
Desenvolveram novas técnicas de processamento com gravações precisas em padrão de grade com linhas que se sobrepõem aos veios das pedras de mármore oriundas da Toscana (Luce di Carrara): olhar contemporaneo.

Nika Zupanc – “An Imaginary Private Sports Club” – a eslovena se inspira em motivos esportivos que remetem aos atletas da Grécia antiga. Destaque para a penteadeira com espelhos em forma de anéis que se cruzam.

5 – Studio Job + NXLX
Buscaram motivos e padronagens em antigos arquivos, criando 6 projetos para papeís de parede: uma forma original de resgatar e reinterpretar seu trabalho criando composições unicas com status de obras de arte.

6 – VITRA
Destaque para Hella Jongerius, holandesa. Rompe fronteiras entre design, artesanato, arte, inovação e tradição. Criou a “East River Chair” com assento compacto, encosto lombar ergonomico, alça nas costas, que adquire efeitos muito variados de acordo com a vasta combinação de cores.

7 – Boffi na Trienalle di Milano
“Open Outdoor Kitchen” – a primeira cozinha para área externa da Boffi.  Design de  Piero Lissoni em comemoração aos 80 anos da marca. Um convite à arte de bem receber.

8 – Hermés en  Lumière – Palazzo Serbelloni
Exposição que pretende ransmitir a alquimia da marca: única, exclusiva, tradicional. Destaque para a coleção de luminárias asinadas por Michelle de Lucchi e a reedição de móveis dos anos 30 de Jean-Michel Frank.

9-  “Vitality of Water” – Axor Hansgrohe + Philippe Starck
Sem dúvida, a grande surpresa do Fuori Salone. Torneiras moldadas em vidro orgânico enfatizam o fenômeno do vórtice da água: o expectador experimenta a vitalidade e a beleza da natureza. Traduz criatividade, técnica e ousadia.

10 – B&B – “Husk Sofa”, o terceiro membro desta coleção que já possui poltrona e cama. Com design da espanhola Patricia Urquiola, possui estrutura estofada, flexibilidade e maciez como um caloroso abraço. Refinado e casual ao mesmo tempo.

11 – Boffi e a cozinha “Salinas”, criação da espanhola Patricia Urquiola: as lembranças da casa de seu avô a inspiraram para criar esta cozinha sustentável em metal, madeira e Paperstone. Possui mesas e tampos deslizantes. Muito versátil.

12 – Paola Lenti, a rainha da cor.
Exposição: “Il Colore dei Luoghi” – Chiostri dell’Umanitaria.
Interpreta a cor como foco do espaço visual. Paola preserva técnicas artesanais em contraste com constantes pesquisas, resultando em equilíbrio nas relações entre produto e natureza.

13 – Marcio Kogan cria a “DR tub 2” para a Agape: “Discutindo a Relação” transforma o banheiro (antes um espaço privado) em ambiente de convivência. Forma orgânica, elegante, confortável.

14 – O incrivel Studio Nendo (japones) cria a “Ki Kitchen” – significa Container – para a Scavolini.
Aparencia natural e discreta, minimalista, essencial.

15 – Valcucine e a coleção “Sine Tempore” (sem tempo) – técnicas artesanais para moldar madeiras em composições elegantes com vidro reciclável, aço e pedras.

16 – Ceramica Cielo – destaque no Salone Internazionale del Mobile

Efeitos cromáticos, simplicidade com alma, um produto contemporâneo mas atemporal.

17 – Casamania – 30 anos
Dinamismo, inovação, alegria. Destaque para as cadeiras “La-Dina” inspiradas nas cadeiras austriacas tradicionais. Design de Luca Nichetto. Destaque também para os carrinhos de chá “Chariot” do Studio Gran Fratesi (dinamarques) – estrutura de metal, bandejas removíveis e rodas superdimensionadas.

18 – Tom Dixon surpreende com as coleções compostas por 50 acessórios inspirados em peças mecânicas de motos – “The Classic Gentleman’s Club”. Visual industrial em homenagem à Revolução Industrial na Inglaterra.