Começou ontem, 11 de março, o festival Move Cine Arte em São Paulo, com programação de filmes sobre arquitetura e urbanismo  agendadas até o dia 23 e março. Com passagens por Veneza, São Paulo e Paris, a 3ª. Edição do MOVE é realizado no Brasil por meio e uma parceria com o Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Brasil (CAU) e dedicado exclusivamente à exibição de filmes de arte e sobre arte com curadoria realizada por Andre Fratti Costa (Brasil) e Steve Bisson (Itália). A parceria contribui para diminuir a lacuna de festivais no Brasil e exterior, ampliando o debate acerca do espaço urbano e das principais questões relacionadas à vida nas cidades.

Na programação, aparecem títulos como o documentário dinamarquês My Playground, de Kaspar Astrup Schröder, que fala sobre parkour e como o esporte vem mudando a percepção do espaço urbano e da arquitetura.

Também entrou na agenda o italiano Sculpt the Motion, de Devis Venturelli, uma videoarte performática que mostra as contínuas de corpos metálicos por meio de diferentes planos urbanos.

As projeções do evento, que recebeu o nome de Move Cine Arch, serão realizadas em pontos como a Faap, o Senac e a sede paulista do Instituto de Arquitetos do Brasil, e serão seguidas por um bate-papo com curadores da mostra.

Destaque nas programações abaixo:

 12/03/2019 (terça), 19h30 (60 lugares) – IAB-SP – Rua Bento Freitas 306
“Cartucho” de Andrés Chaves Sanchez – Colômbia, 2017  – 00:54:00
Sinopse: Reconstrói a memória corrompida do Bairro Cartucho em Bogotá. É uma história sobre a degradação como marca de uma sociedade que tenta varrer a sujeira para debaixo do tapete.

19/03/2019 (terça), 19h30 (120 lugares) – SENAC LAPA FAUSTOLO  – Rua Faustolo 1347
“The Karamazoffs (A walk on the SoHo years)” de Juan Gamero and Carmen Rodríguez.  – Espanha, 2016.   – 5’51’’
Sinopse: Na década de 1960, fábricas abandonadas no bairro de SoHo em Nova York era ocupadas por artistas de todo o mundo, transformando o bairro no coração da arte experimental, com o crescimento rápido de estúdios, arte conceitual, acontecimentos, performaces e vídeo arte.

21/03/2019 (quinta), 19h30 (120 lugares)  –  SENAC LAPA FAUSTOLO  – Rua Faustolo, 1347.
“Sculpt the Motion” de Devis Venturelli  – Itália, 2017  – 6 min
Sinopse: Videoarte performática mostra as transformações contínuas de corpos metálicos por meio de diferentes planos urbanos.

“My Playground” de Kaspar Astrup Schroder  – Dinamarca  – 50 min.
Sinopse: Escalar e subir a arquitetura avant-garde – o que poderia ser mais divertido? Meu Playground explora a forma pela qual o esporte parkour vem mudando a percepção do espaço urbano e da Arquitetura