Mais do que funcionalidade ou estética, peças de design têm a missão de transmitir história, sensações, memórias e laços afetivos, enaltecendo as raízes da cultura nacional e a criatividade característica brasileira. Este preceito, compartilhado entre o designer Sergio Matos e a empresa DonaFlor Mobília, guiou a parceria inédita entre o profissional e a indústria especializada em peças assinadas para áreas in e outdoor. E o primeiro fruto acaba de ganhar forma e nome: a Coleção Jamaxi, composta por poltrona e sofá – este último, com previsão de lançamento para o primeiro semestre de 2019.

Trazendo em sua essência toda a identidade indígena – homenagem que já fica clara pela adoção do termo tupi para nomear a criação, as novas peças se inspiram nas formas e tramas hexagonais das cestarias weiepe (conhecidas também por jamaxi), artefatos tradicionais da tribo Waimiri Atroari, confeccionados pelos homens e usados pelas mulheres para transportar frutos e alimentos. Dando destaque às tramas têxteis que unem tradições e registros do folclore, toda a base e espaldar da poltrona exaltam uma identidade e originalidade única do feito à mão, criando com corda náutica colorida desenhos e padrões livres e harmônicos.

A poltrona Jamaxi é estruturada em alumínio tubular, o que confere uma dose de leveza estética e sutileza imprescindíveis para mobiliário outdoor com design indoor. Para abraçar com muito conforto e aconchego, quatro pequenas almofadas acompanham a peça. A poltrona mede 97 x 88 x 82 cm.

DonaFlor – www.donaflormobilia.com.br – (43) 3251.4917