Num apartamento com pouco mais de 70 metros quadrados, o pedido dos moradores era claro: otimização dos espaços. Com esse objetivo, Sophia Galvão pensou soluções práticas e bonitas para os moradores, um casal com duas filhas. A sala de estar e de jantar se integram com a cozinha americana.

Todo o projeto tem bases claras com pontos de cores fortes em alguns objetos. Nas salas, piso em porcelanato branco, da Cássia Mármores, que reflete a luz e dá sensação de amplitude. A luminária da Relume, com tecido, dá um charme todo especial ao ambiente. Um dos três quartos da planta original foi transformado em um escritório/quarto de hóspede com portas de correr que permitem que se torne um ambiente isolado quando necessário. Na decoração, fotos do Rio. A maior parte dos móveis é da Way Design e tapetes, colchas, cortinas e futton são da Orlean.

Uma parede com tecnocimento em cor camurça da Ekko Revestimentos faz a ligação entre sala e cozinha. Elas são separadas apenas por um aparador, do qual sai a mesa de jantar, que tem um painel com nichos do lado da cozinha onde podem ser guardados livros de receita. “A marcenaria da cozinha foi desenhada por nós e executada pela Criare”, conta Sophia.

No quarto de casal, tudo branco com papel de parede sutil que dá sensação de aconchego e espelho acima da cabeceira da cama, com prateleira para objetos de decoração. Com apenas 6 metros quadrados, o quarto das crianças tem camas desenhadas pelo escritório de Sophia e escada que serve também como estante. Para os banheiros, foi mantido o piso padrão da construtora, mas com revestimento de pastilha nas paredes: marrom para o de casal e verde para as crianças. “Fizemos o teto do lavabo em curva com papel de parede e ficou muito interessante”, afirma a arquiteta. O apartamento fica no térreo e conta ainda com uma varanda, com área verde e de lazer.

Fotos: Denílson Machado/ MCA Estúdio