A premiação da Quarta edição do Prêmio Foco Bradesco 2016, acontece hoje, dia 28 de setembro na ArtRio, na abertura da feira para convidados. Este ano, os escolhidos foram Romy Pocztaruk, Ivan Grilo e Jaime Lauriano que terão a oportunidade de participar de residência e exposição em três importantes instituições do cenário atual, além de terem seus trabalhos expostos na feira.
O prêmio, que está em sua quarta edição, já premiou nomes como Beto Shwafaty, Carla Hage Chaim (que inaugura no dia 29/09 exposição na Galeria do Lago), Carlos Mélo (que tem uma obra sua no Museu de Arte do rio, MAR), Ricardo Castro, Renato Hofer, Anna Costa e Silva, Alan Fontes (que volta a ARTRio 2016 representando a galeria mineira Celam Albuquerque), Rafael RG e Lucas Simões e transformou a vida dos selecionados, com bolsas que permitiram que eles se dedicassem exclusivamente às suas pesquisas durante o período de seis semanas de residência.
A proposta da artista gaúcha Romy Pocztaruk é cruzar diferentes campos e disciplinas para transformar experiências científicas e mágicas em trabalhos que ajudam compreender novas realidades, gerando resultados poéticos em diferentes suportes. Misturar a história da cidade do Rio com a história popular de Chico Rei é o ponto de partida para a obra de Ivan Grilo. O artista paulista apresentará uma instalação com narrativa não linear com a intercessão dessas duas histórias. Jaime Lauriano traz a reflexão sobre como a produção artística contemporânea lida com o processo histórico de colonização do continente americano.
Esse ano, a seleção dos vencedores é feita por um Comitê Curatorial independente com a direção do curador do Prêmio, Bernardo Mosqueira, e representantes de cada uma das instituições parceiras; Consuelo Bassanesi (Despina/ Largo das Artes), Samantha Moreira (Chão Luiz) e Pablo León de la Barra (Casa Wabi).

SERVIÇO ARTRIO 2016
Data: 29 de setembro a 02 de outubro (quinta-feira a domingo)
Horários: de quinta a sábado das 13h às 20h, domingo das 13h às 19h
Preview para convidados – 28 de setembro (quarta-feira)
Venda de ingressos: http://www.compreingressos.com/ e bilheteria do local
Preço: R$ 30 / R$ 15
Local: Píer Mauá – Av Rodrigues Alves 10 – RJ – Entrada entre os armazéns 1 e 2
NÃO HAVERÁ ESTACIONAMENTO NO LOCAL
Não haverá serviço de valet no local.
www.artrio.art.br
www.twitter.com/artriofair
Instagram: @ artrio.art.br
Facebook: ArtRio-Feira-Internacional-de-Arte-do-Rio-de-Janeiro