O livro Zanini de Zanine, lançado com apoio da loja de móveis Ovoo, é um registro dos 10 primeiros anos de carreira deste que é hoje um dos nomes de referência internacional do design brasileiro de móveis. O título traz um panorama do trabalho de Zanini no período e de sua história pessoal, oferecendo ao leitor a compreensão de aspectos subjetivos contidos em sua obra e uma visão pessoal do designer sobre a atividade.

Com tom biográfico, o livro tem um primeiro bloco dedicado à infância e juventude de Zanini, englobando os primeiros anos de vida em Nova Viçosa, no Sul da Bahia, as recorrentes viagens ao exterior acompanhando seu pai, o arquiteto e designer José Zanine Caldas, o estágio no Atelier de Sergio Rodrigues, entre outros fatos marcantes, que posteriormente influenciaram de alguma forma sua produção.

A narrativa se desenvolve em pequenos blocos de texto, que conduzem sempre para uma ou mais imagens. Quando são abordadas as peças criadas por Zanini, o texto extrapola sua descrição e expõe raciocínios criativos, processos de produção, escolha de materiais e lógicas de mercado enfrentadas pelo designer em suas duas frentes de trabalho: o Studio Zanini, onde desenvolve desenhos para produção industrial, sob encomenda ou para o próprio Studio, e o Atelier de Madeira, de onde saem as peças artesanais e com tiragem limitada.

O relato chega a 2013, incluindo exposições individuais em São Paulo, Rio de Janeiro, Curitiba e Nova York, inauguradas para comemorar os 10 anos de carreira, e trabalhos em andamento.

“Considero Zanini um dos grandes designers da nova geração. Ele faz móveis que me surpreendem, percebe o que pode sair de um elemento novo, de cada matéria-prima e tira partido disso de forma magistral”, Sergio Rodrigues.

 

Zanini de Zanine
Autor: Zanini de Zanine
Editora Olhares
R$ 54 / 15 x 21 cm / capa dura / 172 p
ISBN: 978-85-62114-29-8