Uma via não muito distante do Largo do Guimarães, mas afastada o suficiente para o clima tranquilo que se espera de Santa Teresa, a Rua do Oriente tem se notabilizado por abrigar ateliês cujo diferencial é a existência de vitrines e ou espaços expositivos abertos ao público em geral. Os ateliês são administrados por grupos de artistas, vários deles inseridos no mercado de arte e têm como estratégia a visibilidade promovendo a abertura dos espaços para eventos e exposições regulares com foco na arte contemporânea e suas diversas manifestações. A união destes ateliês forma o Circuito Oriente que funciona desde março de 2012 com a ideia de mostras paralelas inauguradas conjuntamente ao longo do ano. Confira a programação da 6ª edição do Circuito, que acontece neste sábado, dia 20, das 17 às 22 horas.
ESTUDIO DEZENOVE
Travessa do Oriente 16A
Tel. 2232 6572
Vitrine Efêmera
Curadoria: Fabiana Éboli Santos
IN ILLO TEMPORE
Adolfo Montejo Navas
In illo tempore (Naquele tempo, Há tanto tempo) faz parte de uma série de poemas visuais mergulhados no âmbito de locuções latinas de uso mais ou menos frequente, e cuja sobrevivência na escrita culta ainda oferece um imaginário trans-temporal, mais sincrônico que diacrônico, uma situação léxica de alguma forma paradoxal. Desse conjunto até agora inédito (que se pode ver dentro da galeria como caderno ou doméstica edição), escolhi esse exemplo para a Vitrine Efêmera transmutado em instalação, por achar que a travessia do papel para o espaço aumentava o seu conceito sensorial, a sua vertigem.
A ideia poética originária de que a expressão ficasse pequena, quase diminuta, perdida no horizonte do papel – sempre como tradução e desvio de sua semântica–, ganha na vitrine certo abismo perceptivo; se amplifica pelo espaço real, o contexto público, e o próprio convite visual fornecido pela presença de uns binóculos colados no vidro. O trabalho joga assim com o exterior da rua, com o pedido de atenção para olhar e adivinhar esse tempo que só se pode ver com um instrumento ótico de enxergar coisas ao longe, e que serve para nos aproximar.
Além da surpresa e do enigma implícitos, há uma ironia visual querendo fazer também deste In illo tempore (2002/2012) uma experiência que mexe com as coordenadas espaço-temporais de maneira concentrada, com o jogo da proximidade e da distância. Ele nos coloca em certa assombração, ou melhor, naquela vertigem produzida pelo tempo e pela sua vibração.
Exposição Coletiva
Artistas: Carlos Wladimirsky, Fabiana Éboli Santos, Magliani, Marcelo Brantes
Marcos Acosta, Nena Balthar
Intervenção de Julio Ferretti no balcão do bar
EU VIRA
Rua Aarão Reis 16 A
Tel. 9884 8205
Desvio Padrão
Curadoria Osvaldo Carvalho
Artistas: Alexandre Alves, Gian Shimada, João Moura, Julio Castro, Karla Gravina, Lea Soibelman, Marcelo Oliveira, Paulo Jorge Gonçalves, Pedro Varela, Roberto Tavares
Desvio Padrão nos mostra meandros engenhosos e articulados que se pautam em reflexões aprofundadas não pelo viés do manuseio instrumental, mas pela tenaz investigação crítica do artista e o seu lugar de pertencimento social. Os trabalhos apresentados, longe de destacarem assimetrias, revelam diálogos prodigiosos em instâncias talhadas pelas questões concernentes à própria contemporaneidade as quais corporificam como veios naturais de suas faturas.
ATELIÊ ORIENTE
Rua do Oriente 414
Tel. 3495 3800 / 2502 5292
Projeto Figura 12 – Oriente-se
Artistas: Claudia Tavares, Monica Mansur, Flávia Vianna, José Diniz, Patricia Gouvea e o Coletivo Imaginário, convidado a intervir especificamente no espaço.
Apesar de acostumados a ocuparem espaços não destinados à exposição de trabalhos de arte o projeto Figura 12 com o tema Oriente-se irá desembarcar desta vez no Ateliê Oriente.
Em “Migração”, de Claudia Tavares, a representação contemporânea do fluxo migratório de aves que cruzam os ares ao longo do tempo tirada de um muro branco grafitado em Londres , ganha sequência em fotografias fotocopiadas e coladas no melhor estilo “lambe-lambe” em muros espalhados pela cidade, na Urca, no Cais do Porto, em Paraty. “A ocupação da cidade tem a intenção de devolver os pássaros à sua origem: os muros de uma grande cidade”, diz Claudia, idealizadora do Projeto Figura, ao lado de Dani Soter e Monica Mansur.
Nos demais trabalhos, Patrícia Gouvêa mostra um vídeo produzido na Índia sugerindo um diálogo entre o tema desta edição e a ideia de orientalizar-se; enquanto José Diniz captura imagens subaquáticas, refletindo sobre a desorientação ao emergir; e o Coletivo Imaginário trata desse mesmo estado a partir de um sonho, usando cor e lente de forma poética. Flávia Vianna, moradora da comunidade Santa Marta, acha um horizonte ao mirar para cima, deixando o olhar atingir o céu azul por entre os becos do morro.
Completando esta edição, Monica Mansur trabalha em “Sobrevôo” a ausência de horizonte e a duplicidade do reflexo, no momento em que o olhar do espectador se perde dentro da imagem.
CANTO DA CARAMBOLA
Rua do Oriente 123
Tel. 22100289
www.cantodacarambola.wordpress.com
O Varal
Exposição de gravuras com produção recente das diversas manifestações em torno da gravura artística. Xilogravuras, Litografias, Estêncil, Serigrafia, Gravura em Metal, entre outros. O Varal tem como convidado especial o artista sergipano Elias Santos, além da participação dos artistas Giselda Bittencourt, Floriano Duarte, Roberta Gomes, Pedro Ryan, Robnei Bonifácio, Sérgio Sal e Ana Torrie.
Galeria do Cofre
A artista Ana Prado mostra nesta exposição uma série de gravuras e um conjunto de pinturas em pequenos formatos, que dialogam entre si pelas formas e cores sempre presentes independente do suporte.
CASALEGRE ART GALLERY
Rua Monte Alegre 316
Tel. 86706158
A artista francesa Catherine Chantilly mostra nesta exposição uma serie de pinturas em grandes formatos. Seu trabalho gira em torno da paisagem brasileira de cores fortes e contrastes, produzindo superfícies que transitam numa linguagem muito própria com uma expressão alegre e de impacto devido ao formato.