A arquiteta Renata Zappellini, que há 10 anos realiza projetos de decoração online sob a alcunha Renata Decor (instagram @renata_decor), abre as portas de seu apartamento, uma cobertura duplex de 550 m² em São Conrado, com vista para o mar e para a Pedra da Gávea, e entrega alguns de seus segredos de decoração aplicados à própria residência, onde mora com o marido e dois filhos.

O imóvel, adquirido em 2016, passou por uma reforma completa capitaneada pela própria Renata e seu marido, para adequar o apartamento às necessidades da família. “Sempre moramos em São Conrado e não queríamos sair do bairro. Procuramos bastante até encontrar essa cobertura, que foi um colírio para os olhos. Gostamos de tudo, mas o ponto determinante foi o fato do apartamento nunca ter sido usado, embora o prédio já tivesse 11 anos. Para mim foi um prato cheio, pois ali poderíamos moldar a planta e decorar da nossa maneira”, conta a moradora e arquiteta, explicando que a obra foi dividida em duas fases: a primeira levou quatro meses e meio, contemplando o andar inferior, onde fica a sala principal e a área íntima, para receber a família; já a segunda etapa foi a cobertura, que reúne sala de TV, lavabo, escritório, suíte de hóspedes, brinquedoteca, cozinha gourmet e piscina, realizada com a família já instalada no imóvel, que levou nove meses até a conclusão. 

Acima, poltronas Proust, de Alessandro Mendini para a Magis, da Casual Móveis, banqueta azul da Velha Bahia, mesa de vidro feita por vidraceiro, mesa de apoio em madeira feita por marceneiro, esculturas em palha na parede compradas durante viagem a Trancoso.

Desta vez a arquiteta, que orienta on-line clientes de vários estados brasileiros, e fora do Brasil também, aplicou seus conhecimentos para atualizar a decoração de sua própria morada, focando em acessórios, adornos e mobília. A base do projeto é neutra, com tons de branco, preto e cinza, além da forte presença da madeira e de toques pontuais em azul Klein. Para atualizar a decoração, Renata adotou medidas que transformaram o visual dos ambientes, como mudar o tecido dos sofás, alterar a disposição dos móveis e trocar pontualmente peças mais gastas ou das quais enjoou por novas que “conversem” melhor com seu momento atual ou que complementem o mobiliário já existente.

Acima, luminária Zettel´s, de Ingo Maurer,  mesa de jantar da Novo Ambiente, cadeiras: duas do Jader Almeida, três da Etel, e uma do Sérgio Rodrigues, escultura sobre a mesa da Breton, marcenaria executada pela Novo Lar, mármore Carrara usado na rodabanca, piso da Tiba.

Começando pelo andar superior, a cobertura tira proveito de uma planta circular, que integra as áreas de convívio social. A área gourmet é ligada à sala de TV e a uma varanda por portas de correr, ambas voltadas para a área da piscina. A Luminária Zettel´s, de Ingo Maurer, foi comprada em Barcelona e paira sobre a mesa de jantar composta com cadeiras do design brasileiro, assinadas por nomes como Jader Almeida, Sergio Rodrigues e Etel Carmona. Ao fundo, a rodabanca de mármore carrara confere elegância para a cozinha de apoio com direito a churrasqueira.

Acima, sofá do Estúdio Nada Se Leva, da Dpot, recamier da marca italiana Modà, mesa de centro da Casual Móveis, banco em metal da Tok Stok, quadro de Marcelo Almeida, luminária de piso Jielde, da Lumini, almofadas da Codex Home, teto e parede com acabamento em cimento queimado.

Na sala de TV, as paredes cobertas por painéis de madeira exercem dupla função: “além de decorativo, o painel esconde um louceiro, a porta do lavabo e o acesso ao quarto de hóspedes e brinquedoteca. A ideia foi criar um detalhe para a parede e ao mesmo tempo camuflar as portas”, revela Renata. Entre as mudanças no cômodo, o sofá, assinado pelo Estúdio Nada Se Leva, ganhou novo estofamento, o quadro de Marcelo Almeida é novo e a disposição dos móveis foi alterada.  A porta de correr, pintada na cor azul Klein, é um dos pontos focais da sala, bem como o recamier estilo Luis XV, estofado em veludo preto, da marca italiana Modà. “Escolhi o azul pois, além de ser minha cor preferida, remete ao mar e traz tranquilidade”, comenta a moradora, que tem ainda uma poltrona Proust, de Alessandro Mendini para a Magis, no mesmo tom.

Peças desenhadas pela própria arquiteta e executadas por estofador, vidraceiro e marceneiro proporcionam uma decoração personalizada de acordo com a necessidade dos moradores e, ao mesmo tempo, mais em conta que uma peça grifada e de melhor qualidade do que as de lojas de departamento. É o caso, por exemplo, do pufe de couro, na sala de estar, e das mesas de apoio em vidro e madeira, na varanda da piscina. O estilo “faça você mesmo” também é adotado por Renata: os quadros da área gourmet e da sala de estar, no primeiro pavimento, foram pintados pela própria com ajuda do filho de 6 anos. Com grandes dimensões, as telas passam a impressão de verdadeiras obras de arte!

Entre os dois andares, foi mantido nas paredes o resquício de uma festa da família, realizada logo após a entrada no apartamento. “O lettering é de Marcelo Lamarca, feito para a festa de 40 anos do meu marido, quando a laje ainda não estava pronta. O tema da festa, por conta da cobertura ainda inacabada, era “urban” e ele grafitou toda a parte de cima. O que conseguimos manter foi esse da escada”, relembra a moradora.

Acima, sofá da Líder Interiores, tapete de juta da Casa Julio, poltronas caramelo Maria, de Zia Costa, da Franccino, mesas de centro da Líder Interiores (as duas com tampo em vidro e a de madeira).

Já no andar inferior, a área social mantém uma paleta mais sóbria, em preto, branco e caramelo. Entre os destaques, a exuberante poltrona Monalisa, de Cíntia Gomes, e a coleção de pratos da Fornasetti, adquiridos em viagem. “Sou apaixonada pelo Fornasetti! Todos os pratos foram comprados fora do Brasil. A maioria em Milão e outros em Barcelona e Roma”, conta Renata, que também promove visitas guiadas às maiores feiras de arte e design do mundo, voltadas para profissionais de arquitetura e design. 

 

Acima, marcenaria executada pela Novo Lar, em freijó, roupa de cama da Trousseau, almofadas da Codex Home, pendente da Lumini, mesa de apoio da Velha Bahia, fotografia feita pela própria arquiteta.

Na área íntima, a arquiteta adotou uma paleta coerente com o restante do apartamento, com painéis em freijó cobrindo as paredes, cabeceira da cama com textura de couro e roupas de cama e almofadas em p&b, com tema geométrico. “Busquei traduzir, em todo o apartamento, esse conceito minimalista e hi-lo (high-low). Gosto muito de misturar peças de design a outras garimpadas. Esse ar despojado e clean dos espaços é bem a nossa cara!”, conclui a arquiteta.

Acima, marcenaria executada pela Novo Lar. Além de decorativo, o painel esconde um louceiro, a porta do lavabo e o acesso ao quarto de hóspedes e brinquedoteca. A ideia foi criar um detalhe para a parede e ao mesmo tempo “esconder” as portas. Garden seat da Tutto per la Casa, pufe desenhado pela arquiteta e executado por estofador

Acima, metragem da piscina: 10 m², piso em Mármore Travertino, da Tiba, revestimento de parede em Travertino, da Palimanan, da Ekko Revestimentos, espreguiçadeiras da Mac Móveis.

Acima, luminárias de parede da Lumini. “O lettering é de Marcelo Lamarca, feito para a festa de 40 anos do meu marido, quando a laje ainda não estava pronta. O tema da festa, por conta da cobertura ainda inacabada, era “urban” e ele grafitou toda a parte de cima. O que conseguimos manter foi esse da escada.

Acima, bancada em mármore travertino, cuba em resina da Ekko Revestimentos, espelho da Velha Bahia, luminária de parede Luccellino, do Ingo Maurer, comprada em Nova York, pote da Fornasetti comprado em Roma, baú de palha da Tok Stok.

Produção: Renata Zappellini, Fotógrafo: Juliano Colodeti, MCA Estúdio