No dia 20 de outubro será aberta a individual “O brilho do bronze”, de TATIANA CHALHOUB, com curadoria de Cesar Kiraly. A artista foi premiada no Salão de Artes Visuais “Novíssimos 2014”. A mostra, que acontece na Galeria de Arte Ibeu, estará aberta à visitação de 21 de outubro a 13 de novembro, das 13h às 19h, de segunda a sexta-feira, na Av. N. Sra. de Copacabana, 690 | 2º andar. A entrada é franca.

Tatiana Chalhoub apresenta na Galeria Ibeu sua primeira exposição individual. A mostra conta com esculturas de vidro em formato irregular, objetos, pinturas e um vídeo.

Na série ‘trabalhos específicos do ateliê’, a artista impôs como limite o seu espaço de trabalho diário para executar tais peças. O teto de concreto, o chão modular, as paredes de alvenaria, os pilares que sustentam o pé direito vertiginoso formavam um conjunto atraente de possibilidades a serem exploradas. A brutalidade dos materiais e a escala tornaram-se um assunto presente em cada tentativa de reinterpretação desse espaço.

“Estabelecer esse limite foi fundamental para a eclosão de muitas possibilidades, de movimentos que aos poucos iam se espalhando por esse terreno fértil”, diz a artista. Por vezes abstratos, ora geométricos e modulares, cada trabalho embarca sua lógica própria de acontecimentos e resultados. Uma sequência de ações que resultaram em pintura, desenho, objetos, vídeos e registros fotográficos.

Para Cesar Kiraly, curador da exposição: “Esta primeira individual da Tatiana Chalhoub, abrigada pela Galeria IBEU, concerne à operação de passagem da sensibilidade móvel à inerte, um tanto também ao retorno, mas em bases próprias, de delicadeza. Tatiana a promove enfatizando como o fôlego o permite. Ela apresenta objetos de vidro em formato irregular, uma escultura de bronze, que brilha no título, uma escada, uma piscina de plástico, um tríptico de pintura e um vídeo. Em todos os trabalhos há respiração hesitante. Ritmo em mudança, como diria Celan. A hesitação se expande para a respiração difícil, asmática, em alguns momentos, intransigente quase, de modo a permitir o estado contemplativo associado a tal aparente quebra na vitalidade”.

 

Tatiana Chalhoub tem 27 anos e nasceu no Rio de Janeiro (RJ), onde vive e trabalha. É formada em Design Gráfico pela Puc-Rio e, paralelamente, estudou na Escola de Artes Visuais do Parque Lage, nos programas de Fundamentação e Desenvolvimento. Fez parte do grupo de estudos do Charles Watson, e trabalhou como assistente da pintora Lucia Laguna por dois anos.

TATIANA CHALHOUB – “O brilho do bronze”

Abertura: 20 de outubro de 2015 (terça-feira), às 19h

Exposição: 21 de outubro > 13 de novembro

Horário de visitação: segunda a sexta-feira, das 13h às 19h – ENTRADA FRANCA

Endereço: Av. N. Sra. de Copacabana, 690 | 2º andar – Rio de Janeiro – RJ  |

Tel.: (21) 3816-9473

Site: http://ibeugaleria.blogspot.com