E chega ao fim nosso passeio por todos os ambientes do Casa Cor Rio com mais 4 espaços belíssimos e com funções muito diferentes.

Mercearia da Casa, de Edgar Octávio

Balanças, máquina registradora e armários de armazém, todos antigos, tomam conta do ambiente, de apenas 12 meytros quadrados. A Mercearia e delicatessen vende produtos importados, como vinhos e azeites espanhóis e portugueses, chocolates belgas, docinhos e presunto Pata Negra, presos em antigos ganchos de frigorífico. “É uma loja sofisticada, para gourmets!”, adianta Edgard Octávio. Mesa de antiquário, lanterna de dois metros de altura e jogos de prato de época, de Marina Sterling, balcão em estilo provençal, cestas e caixotes antigos compõem a decoração do ambiente. O teto parcialmente coberto com gesso deixa parte da estrutura do telhado à mostra. As paredes foram cobertas com barro e papel preto-e-branco da Orlean.

Estúdio High Tech, de Fabio Bouillet e Rodrigo Jorge

O espaço pertence a um jovem que trabalha com moda e ama tecnologia. Tanto que o Estúdio, de apenas 17 metros quadrados, é todo hightech. Com direito a cortinas motorizadas, iluminação automatizada e televisões escondidas no teto e na parede que somem e aparecem com um simples toque no Ipad.  “O sistema inédito é um lançamento quentíssimo da High End”, adianta Fábio Bouillet. Como a área é pequena, mas tem pé direito alto, a dupla de arquitetos colocou a cama suspensa na parede com um espelho bem em cima. “Assim, ganhamos espaço para o armário”, conta o arquiteto. A estação de trabalho fica logo na entrada do apartamento, e embaixo da janela estão o sofá e a poltrona.


Pátio de Saída, de Francisco Hue, Alziro Carvalho Neto e Tomaz Hue

É a única área externa da casa, a caminho de saída, que fica exatamente entre os dois edifícios que compõem o conjunto arquitetônico. “Criamos uma pequena praça urbana, com vários jardins, projeto da paisagista Daniela Infante, e alguns poucos móveis”, conta Francisco Hue. A ideia, segundo ele, foi projetar um espaço onde as pessoas possam apreciar a arquitetura externa dos casarões, marcar encontros e também se despedir dos amigos e do evento. Destaque para as cadeiras coloridas de Guto Índio de Costa que decoram o ambiente junto com dois bancos típicos de parque. No fundo, um biombo verde claro liso, com uma pérgula em cima, separa o espaço  da rua.

Loft TV, de Neder e Associados

Assinado pelo escritório da arquiteta carioca Paula Neder, o Loft TV é um espaço moderno e funcional. Na entrada há um painel convidativo, para que o público se aproxime e confira todos os itens disponíveis do Shoptime. “Buscamos tons neutros, pontuados com cores vibrantes para dar um tom urbano e, ao mesmo tempo, alegre e despojado como lofts e estúdios de TV. O espaço foi projetado ainda para inspirar as pessoas que gostam de curtir a família e os amigos em suas casas, dando mais valor ao tempo livre no lar”, conta Paula.

Fotos: Rodrigo Azevedo e Divulgação