A abertura de portas do Casa Cor Rio 2012 hoje é definitiva, pois é o primeiro dia em que o evento recebe o público. Separamos mais quatro ambientes para mostrar para você:

Flash Back Bar, de Beto Figueiredo e Luiz Eduardo Almeida

Está entre os ambientes mais bonitos e impactantes da edição. O visitante se depara com um imenso painel com capas de discos em nichos iluminados. No último andar do casarão, com vista deslumbrante para a Baía de Guanabara, o espaço é um protótipo do Flash Back Café que em breve será lançado no Rio.  “Estamos mostrando em primeira mão na Casa Cor Rio o conceito deste novo barzinho carioca”, conta Beto. Um lugar com dois cardápios, um com drinques e petiscos e outro só com músicas.

Foyer do Brigadeiro, de Carolina Escada e Patricia Landau

Brigadeiros são verdadeiras jóias da culinária. E como tal devem ser tratados. Por isso mesmo, a dupla de arquitetas criou uma vitrine como se fosse de uma joalheria para expor as deliciosas criações de Fabiana D´Ângelo. Azul lápis, marrom, cobre e verde cítrico colorem o espaço dividido em dois: a brigaderia propriamente dita, com bancada e banquinhos, e o foyer que fica no hall, bem na entrada da loja. Uma grande instalação de ferro percorre os dois ambientes, deixando aparente toda a arquitetura do casarão que, no projeto das duas, ganhou pouquíssimas interferências. “Causamos o mínimo de impacto possível, exploramos a ventilação e a iluminação natural, deixamos o piso de pastilha e o teto já existentes e descascamos as paredes para mostrar os tijolos antigos”, conta Carolina Escada.

Estúdio Sustentável, de Leila Dionizios

O cômodo de aproximadamente 16m² possui estilo contemporâneo, com móveis em linhas retas em tons de cinza e bege. As paredes ganharam revestimentos de diferentes texturas da ByFloor, e o piso foi setorizado por decks, um deles mantendo o original da casa, e os outros com madeira e carpete. O armário da Roma Mobili em parceria com a Cinex na cor Milk se une à penteadeira e à escrivaninha. O mesmo tom Milk foi a escolhido para o revestimento que vai da cabeceira da cama à TV, “emoldurando” o ambiente. Leila ainda complementa o espaço com um painel em madeira de caixote reciclado atrás da cama produzido por ela mesma. A iluminação indireta se dá com rasgos no teto e fitas de led. Luminárias pendentes em papelão, também feitas pela arquiteta, ajudam a decorar o quarto. O paisagismo, com cachepôs e vasos em Corian, é assinado por Carmen Mouro.


Banheiro Público (térreo), de Natália Alves e Raquel Carvalho

Inspiradas num dos temas da Casa Cor Rio, a moda, as arquitetas criaram no banheiro público do térreo uma atmosfera totalmente fashion, com direito a cenários que remetem ao backstage e à passarela. “Nosso espaço fica próximo ao restaurante e aos bares, o que sugere um grande vai-e-vem de pessoas”, explica Raquel Carvalho. Assim, a sala de espera virou um lounge, parecido com o das áreas vips, onde celebridades são fotografadas. Já o espaço dos lavatórios e cabines, todo em penumbra, mimetiza o lugar onde os desfiles acontecem. O trabalho dos estilistas Oskar Metsavaht (Osklen) e Isabela Capeto foi a grande inspiração para a criação do projeto deste banheiro unissex nas cores azul e cinza escuro. Parte do piso ganhou revestimento em procelanato e os azulejos são assinados pela designer Carine Canavesi.

Fotos: Rodrigo Azevedo