Um dos maiores designers da nova geração, Zanini de Zanine foi convidado pela mostra a fazer uma intervenção. No hall do primeiro andar, ele exibe, pela primeira vez, a reedição que o Studio fez das peças da linha Z, produção indutrial que seu pai, o grande José Zanine Caldas, realizou. A grande homenagem está nas paredes com asa 10 maquetes originais do arquiteto enquadradas e com iluminação especial. As mesmas foram expostas no Musée des Arts Décoratifs do Louvre, em Paris.

O Family Room assinado por Fábio Bouillet e Rodrigo Jorge é para ser desfrutado por toda a família. A inspiração é o minimalismo italiano e a ideia é possibilitar diversos usos do espaço, deixando vazios que trazem possibilidade de mobilidade. Com mistura de texturas e materiais, o projeto traz uma marca da dupla, que é ter pouca luz.

Erick Figueira de Melo fez de um salão de 65 m² a Sala de Receber para todo mundo se misturar sem formalidade. Sem divisão de ambientes, o espaço tem um canto para jogos, uma ilha gourmet , uma cozinha-bar e um enorme sofá, tudo recheado com muito design e bom gosto. Uma enorme jardineira projetada pela paisagista Daniela Infante faz dali uma extensão do jardim.

O Design de Ninar de Leila Dionízio foge de clichês infantis e procura soluções modernas e confortáveis com estilo escandinavo em um ambiente de apenas 10 m². O berço tipo balanço  e uma cama retrátil otimizam o espaço e a inspiração para a decoração, de estilo minimalista, foi o filho da arquiteta, Fabinho, que acaba de completar um ano.

Patricia Marinho e Manuèle Colás assinam o Pátio Modernista, que partiu do mural de azulejos do arquiteto Noel Marinho, pai de Patricia. Interior e exterior, arte e design, natureza e arquitetura se encontram no espaço, que é de descanso e tem madeira como uma de suas matérias principais. Também se destaca a arte do espaço, com curadoria de Heloisa Amaral Peixoto.

Caco Borges assina Garagem de Estar Renault, onde um lançamento da marca é a grande estrela, destacada pela arquitetura. O arquiteto Pensou em um pai e filho surfistas para criar o espaço, que traz obras de Victor Vazarely, considerado o pai da Op-art e criador da marca da Renault. Cobertura e fachada em vidro e uma parede de espelho dialogam com a iluminação, que conta com peças feitas de faróis de automóveis.

Fotos: André Nazareth