A marcenaria em evidência destaca a integração entre a sala e a cozinha desse apartamento linear, de 100 m2,  na Barra da Tijuca.  As alterações na planta deram amplitude à sala, deslocando a cozinha para a antiga área de serviço e integrando os ambientes  neste projeto da A+G Arquitetura, dos profissionais Ana Luisa Cairo e Gustavo Prado.

Os moradores queriam  ampliar a sala e integrar a cozinha, mas com a possibilidade de fechá-la quando necessário, e dar um melhor uso para o quarto de serviço. Precisavam também de bastante espaço de armazenamento no quarto do casal.

 

              

 

 

Todos os cômodos foram reformados. A principal mudança na planta foi levar a área de serviço, no final da cozinha, para dentro do antigo quarto de serviço. A ideia foi deslocar, na sequência, a cozinha até a antiga janela da área de serviço, ganhando espaço para a sala de jantar. A nova separação entre sala e cozinha é feita por uma porta de correr – uma alteração importante e funcional para o casal, pois queriam a possibilidade de isolar os cômodos. Além disso, o quarto do casal foi aumentado, tirando uma parte do quarto de hóspedes/escritório, pois eles precisavam de espaço para mais armários.

“O ponto de partida foi a integração. O casal queria um apartamento leve, amplo, aconchegante e, principalmente, com a possibilidade de integrar sala e cozinha”, explica a arquiteta. “Como o casal gosta de viajar, trouxemos algumas referências especialmente para a sala, como o aparador do jantar, com locais de NY e o tijolinho na parede principal”, descreve Ana Luiza.

 

 

 

Foi criada uma base neutra, com piso cinza, paredes brancas e marcenaria em freijó, branco e cinza. A parede de tijolinhos cria uma textura na parede principal, mas mantém a base neutra para permitir o uso de móveis, objetos de decoração e tapete mais marcantes. 

 

 

 

“A marcenaria da cozinha foi pensada para ser uma continuação da marcenaria da sala. Quando a grande porta de correr que divide os ambientes está aberta, a estante de objetos da sala continua na cozinha, se transformando em armários e mesa da copa, sempre com a mesma linguagem. O grande volume em freijó voltado para a sala camufla também a porta do banheiro social e se confunde com a porta de correr da cozinha, deixando o visual mais limpo e aquecendo o ambiente”, descreve Gustavo.

 “A solução encontrada para viabilizar a integração entre a sala e a cozinha, aumentando a metragem do living, e como o desenho da marcenaria, especialmente nesses ambientes, aqueceu e trouxe unidade ao projeto”, conclui o arquiteto.

 

Principais fornecedores:

Marcenaria da Madform

Sofá e poltrona da Muui

Mesas de centro assinadas pelo EstudioBola e almofadas da LZ Studio

Buffet da Desmobilia

Luminárias de mesa da Lumini

Tijolinho da Passeio Revestimentos

Arandela articulável da Design Supplier

Escultura de casinha da Velha Bahia

Quadro mar da Urban Arts

Quadro com seta vermelha de NY é foto do arquiteto Gustavo Prado

Quadros apoiados na prateleira de Marcelle Manacés, da Gam Artes e Molduras

Gravura azul e preta de Andrea Brasil, da Gam Artes e Molduras

Penteadeira com desenho do escritório executada pela Marcenaria Madform

Papel de parede da “Papel de Parede dos anos 70”

Cadeira da Design Supplier

Roupa de cama da 100% Rouparia

Almofadas decorativas e manta da LZ Studio

 

Instagram: @ag_arq

Site: amaisgarquitetura.com.br (EM CONSTRUÇÃO)

Fotógrafo: Juliano Colodeti, MCA Estúdio (@mca_estudio)