Leveza, claridade, funcionalidade e espaços otimizados são as palavras que definem o projeto desse apartamento de 90 m2, em Niterói.  Sem quebra-quebra, a arquiteta Amanda Miranda renovou o primeiro apartamento desta família, deixando-o mais claro, leve e funcional. 

O cliente queria uma sala sem tv para receber os amigos que fosse bem clara, incluindo os móveis e um painel em marcenaria, que foi pintado de branco. E mais: uma área de assento na varanda que não impedisse a lavagem do local e uma mesa de jantar que não atravancasse a sala pequena, solucionada através de um canto alemão, com espelho ao fundo, aumentando a sensação de amplitude do espaço.  “Como eles também me pediram para abrir o campo de visão da sala, para quem chega, demoli uma parede da entrada e propus um painel ripado vazado, em madeira, que avança pelo teto, com iluminação embutida. Já a parede ao lado foi revestida com um porcelanato que tem textura de pedra, valorizando ainda mais o conjunto”, conta a arquiteta. “Já a varanda ganhou um banco em L com pés de alumínio e uma nova bancada de apoio à churrasqueira, com armários embaixo e uma portinha em cima, camuflada com espelho, que dá acesso à cozinha e funciona como passa-pratos”, acrescenta ela.

           

Essencialmente, a arquiteta colou um piso de PVC amadeirado no padrão carvalho, com tonalidade clara, sobre o piso existente de todo o apartamento e decorou a sala, a varanda, o lavabo e a suíte do casal, com tudo novo.  Tons claros e neutros definem a paleta de cores da decoração da sala, com predomínio da cor branca mesclada com madeira carvalho e um toque de azul no tapete.

De estilo contemporâneo, o ponto alto deste projeto, na opinião da arquiteta, é o painel de madeira pintado de branco, na parede da sala, que teve um desenho diferenciado e deu outro ar ao ambiente.

  • Fotógrafa: Lilia Mendel (@liliamendel.fotografia)