Quando ainda era um projeto, a Pizzaria Eccellenza, assinada pela arquiteta Andrea Fiorini, já havia sido destaque aqui no Radar Decoração. Recém inaugurada em Ipanema, trazemos agora as fotos do local, cujo resultado foi um ambiente rústico e ao mesmo tempo moderno e acolhedor. Na casa foram utilizados materiais como o porcelanato concreto, madeira de demolição e ferro envelhecido tipo aço corten, todos escolhidos por sua rusticidade. “O desafio foi adequá-lo à estética moderna com a criação de pórticos para os sofás, dando um toque contemporâneo ao projeto. O diferencial nesse trabalho foi criar uma identidade única a casa, agregando valor gastronômico ao ambiente, criando uma atmosfera única e saborosa”, diz Fiorini.

São três andares de aproximadamente 115 metros quadrados de área construída. Logo na porta de entrada o puxador chama atenção por ser uma enorme pá de pizza. Para “trazer” a atmosfera do vinho para os salões, a pedido do cliente, a arquiteta criou um imenso painel de marcenaria recortado e encaixado com fundos de garrafas de vinho iluminadas, no 1º e 2º andares, utilizando 900 garrafas ao todo. Os banheiros também entraram nesse clima. Neles foram utilizados barris de madeira em vez das tradicionais bancadas. No piso, pedrinhas de rio dão o charme final.

Os ingredientes da “pizza gourmet” também foram levados para a decoração. Em parceria com a artista paulistana Gina Elimelek, foram desenvolvidas estampas exclusivas, usadas em fórmica e papéis de parede, aplicadas nos salões, banheiros e escadas. São temperos, especiarias, grãos, talheres e rolhas de vinho ampliadas, entre outros ingredientes que abrem o apetite.  Os sofás são de capitonê vermelho e combinam com as cúpulas das luminárias e dos fornos de pizza. A parede do fundo dos fornos de pizza foi feitas com toras de eucalipto, cortadas e envernizadas.

“O sucesso do projeto se deu devido à troca que tive com a Andrea e a tradução que ela deu às minhas ideias. Ela conseguiu interpretar meu desejo, que era criar um ambiente diferenciado de outras pizzarias gourmet do mercado, transformando a Eccellenza numa pizzaria com ar moderno e rústico ao mesmo tempo. Levar o vinho para os salões através da aplicação de garrafas em painéis iluminados foi um grande diferencial, assim como o uso de papéis de parede com temperos, que deu um clima intimista e apetitoso a casa”, finaliza Floriano Abinader, proprietário da pizzaria.

Iluminação All Light

Lapier Mármores e Granitos

Porcelanatos piso e parede: Portobello

Fotos: Salete Hallack