Depois de 15 anos à frente do escritório que leva seu nome, na Barra da Tijuca, a arquiteta Nayara Macedo aceitou, no final de 2017, o convite da empresa americana BrickGroupUSA – que atua no mercado imobiliário – para implantar o setor de Design e Interiores na sede do Grupo na América, em Miami. Desde então, passou a se dividir entre o Brasil e a Flórida, tocando, em paralelo ao novo trabalho, seus projetos solo, tanto de forma presencial como online. “Como decidi manter meu escritório no Brasil, tenho uma equipe local para fazer visitas e levantamentos técnicos. As demais etapas são desenvolvidas online em reuniões com os clientes via Skype ou Facetime. Depois, eles recebem um 3D do projeto com todos os detalhes para a aprovação final”, conta ela.

Acima, Mesa de centro: Finish; Trio de vasos: Gabinete Duilio Sartori; Escultura sobre a mesa: Gabinete Duilio Sartori; Sofá branco: Finish; Luminária de piso: Fork Von Diesel, da Foscarini; Almofadas: tecido Marimekko, da Almofadaria Paramento; Tapete: All Modern.

Acima, Escultura de parede: artista Mario Lopomo, da Royal Arte Galeria; Par de poltronas Three-legged chair: Design Within Reach; Vaso branco na mesa de centro: H. Stern Home; Garden seat em formato de cabeça: Novo Ambiente; Cadeiras: Novo Ambiente; Mesa de jantar branca: Franccino Giardini; Centro de mesa: criação de Regina Medeiros, do Gabinete Duilio Sartori; Luminárias pendentes: Aim Flos, da Farrey’s Lighting 

Como a arquiteta tem passado mais tempo em Miami, recentemente decidiu se mudar com o marido médico e o filho de 14 anos para um apartamento mais amplo, com 150m2, no badalado bairro Brickel, em Downtown, decorado por ela em apenas um mês, sem quebra-quebra, entre projeto e execução. “A vista é do centro financeiro de Miami, o skyline mais moderno da cidade”, explica Nayara.

Acima, Quadro: artista Sebastião Rodrigues, da Almacén Galeria

A planta do imóvel foi mantida. Basicamente, a arquiteta investiu na marcenaria interna dos armários, pintura e papel de parede. O front da cozinha em conceito aberto ganhou revestimento em espelho com o objetivo de refletir a sala, a vista e aumentar a sensação de amplitude do espaço. “Também cortei a pedra da bancada da ilha da cozinha, originalmente projetada para receber banquetas altas. Desta forma, ganhei espaço para acomodar uma mesa de jantar com seis cadeiras”, explica. 

Acima, Papel de parede: Fabulous Wallcoverings; Roupa de cama: Macys;Lounge chair com banqueta: design de Charles e Ray Eames, da Within Reach; Cabeceira estofada: Modani Furniture; Buda: Quinta Dell’Arte.

Como pontos de luz não são comuns em apartamentos nos EUA e realocá-los requer aprovação da prefeitura que pode levar mais de dois meses, a arquiteta optou por luminárias de design assinado, posicionadas em pontos estratégicos dos cômodos, com destaque para os pendentes Aim (da italiana Flos) na sala de jantar, o pendente Solis (do designer venezuelano Carmine Deganello) no quarto de casal e a luminária Ok Led Pendant (também da Flos), que vai do piso ao teto, no quarto do filho.

Acima, Aparador de parede branco: Ikea; Caveiras decorativas: Z Gallerie

A decoração do apartamento, como um todo, segue uma paleta de cores neutras, sendo o tapete azul bic da sala de estar o ponto focal da área social, introduzido ali para agregar mais personalidade e jovialidade ao projeto. O quarto do casal apresenta somente cores claras e neutras, em tons que passeiam entre branco, cinza e bege, para reforçar a sensação de aconchego e acolhimento que o cômodo exige. Já o quarto do filho assumiu um visual mais moderno, urbano e masculino, com direito a um móvel que funciona como estante e mesa de estudos, no lugar da tradicional mesa de cabeceira.

Acima, Criado-mudo tipo baú: Modani Furniture; Luminária de parede pendente: Solis, da Fadecci Architectural Lighting.

Todos os móveis, objetos e obras de arte que compõem a decoração da área social vieram da residência da arquiteta, no Rio.  Já os itens usados na decoração dos quartos foram comprados nos EUA. “Foi ótimo poder aproveitar algumas peças da minha casa anterior, pois elas contam um pouco da minha história e da minha identidade brasileira”, conta Nayara.

Acima, Revestimento da parede atrás da cama: Fabulous Wallcoverings; Cama: CB2; Roupa de cama: CB2; Luminária pendente amarela: Ok Flos; Banquinho Puppy branco, da Magis: Novo Ambiente; Poltrona preta na varanda: Blu Dot; Estante fixada na parede: CB2; Luminária de mesa em madeira: Etna; Quadros: Pottery Barn

Agora, a arquiteta quer compartilhar a experiência que adquiriu no mercado de decoração da Flórida nos últimos 18 meses com arquitetos e designers brasileiros que tem clientes comprando ou pesquisando imóveis nesta região. “Minha ideia é firmar parcerias, colocar nossa estrutura em Miami e nosso expertise à disposição desses profissionais. Também estou pesquisando espaços para realizar aqui, em novembro, uma edição da Morar Mais por Menos, paralelamente à Art Basel Miami. Já estamos, inclusive, organizando um pré-evento para sentir o mercado local e viabilizar essa ideia, que tem o total apoio das idealizadoras da mostra, Sabrina e Ligia Schuback”, finaliza Nayara, que já participou de duas edições cariocas.

Acima, Garden seats em corda vermelha: Franccino Giardini; Aparador branco: Artefacto; Escultura redonda de parede: criação de Domingos Tórtora, do Gabinete Duilio Sartori; Escultura de parede em ferro: Gabinete Duilio Sartori; Cabeça de buda: Aliss USA; Cachepô de madeira: Gabinete Duilio Sartori.

Fotógrafos:

  • Ambientes fotografados por Denilson Machado, do MCA Estúdio.
  • Retratos fotografados por Josi Di Domenico