A reforma mais drástica neste pequeno apartamento no Leblon ficou por conta da integração do terceiro quarto à sala, ideia pensada pelos arquitetos Simone Bacellar e Claudio Brandão como forma de ampliar este cômodo. “Parte da parede da cozinha também foi demolida para que ela se comunicasse com a sala. Nesse espaço, colocamos o painel em laca vermelha, que faz a divisão dos ambientes quando necessário”, conta a arquiteta. O painel corre sobre uma bancada de peroba do campo, usada para refeições rápidas, e tem três grandes círculos em vidro para deixar um pouco da cozinha à mostra quando está fechado. Quando recolhido, fica à frente de uma parede espelhada que tem dizeres escritos com uma caneta específica para vidros e espelhos.

Todo o apartamento recebeu o mesmo piso para ganhar sensação de amplitude. São placas de cimento de 1 x 1 metro.  A maioria das paredes são brancas, com exceção da que faz fundo à mesa de jantar, que foi revestida com papel de parede estampado inspirado na década de 70. “Esse recurso ressalta as vigas de concreto que foram deixadas aparentes. Tendo materiais de revestimento neutros, a decoração pode entrar com muita personalidade, trazendo uma profusão de cores e deixando a casa viva”, explica Simone.

O banco em peroba do campo abaixo da janela têm dupla função: local para objetos decorativos e também espaço extra para as visitas sentarem. A estante em laca branca com fundo em peroba do campo acomoda os objetos e livros super coloridos que ajudam a alegrar o ambiente. O sofá foi estofado com lona de caminhão para dar um ar mais despojado e ao mesmo tempo confortável. E na decoração, um detalhe chama a atenção: acessórios como pulseiras, sapatos e bolsas fazem parte do cenário e podem ser usados à qualquer momento, com mais facilidade, por estarem à mostra.

Marcenaria: Artibem

Móveis: Hetty Goldberg

Tecidos: Espaço Multi

Papel de parede: Orlean

 

SIMONE BACELLAR & CLAUDIO BRANDÃO arquitetura & interiores

bacellarbrandao.com.br

tel: 21 2294 5761

Fotos de Divulgação