A família composta por um casal jovem, com um filho de 8 anos e uma filha de 6 anos, morava em uma cobertura, em Botafogo, onde costumava reunir os amigos no fim de semana em torno da churrasqueira, que ficava em um terraço aberto. Ao se mudar para este apartamento linear de 300m2, na Lagoa, os novos proprietários convocaram a arquiteta Ana Lúcia Jucá (@analuciajucaarquitetura), que também assinou o projeto do imóvel anterior, para comandar a reforma do novo lar.
O cliente disse à arquiteta que gostaria de manter os hábitos do antigo endereço e pediu ela uma churrasqueira na sala de jantar, ao lado da varanda. “No início, resisti bastante em realizar esse desejo porque havia uma série de dificuldades, como a viga no caminho do duto da coifa, a cortina de tecido da sala, o ar-condicionado e a própria decoração da sala, que não poderia ficar com cara de varanda. Ao final, conseguimos vencer todos os obstáculos com ajuda técnica da @StewartEngenharia. Além disso, desenhamos uma marcenaria para camuflar a churrasqueira ou integra-la à sala de jantar, quando estivesse em uso”, conta Jucá. Outro pedido dos clientes foi incluir no projeto uma grande adega climatizada, com capacidade para armazenar até 700 garrafas de vinho.
Ana Lúcia Jucá conta ainda que a planta original do apartamento estava intacta e precisava ser atualizada para se adaptar às necessidade dos novos proprietários. Para aumentar a cozinha, por exemplo, ela anexou a antiga despensa, um dos quartos de serviço e a circulação íntima, que agora acontece pela sala de almoço através de uma grande esquadria de madeira e vidro. A arquiteta também integrou as varandas aos quartos para criar nelas áreas de estudos para os filhos e de trabalho para o casal, e realocou o banheiro na suíte da filha para construir um closet que não existia. Na área social, além da adega de grandes dimensões (da @ArtDesCaves.Oficial) executada em marcenaria, foi criado um cantinho do charuto na varanda, com direito a cervejeira.
No décor, a arquiteta apostou em cores claras não só criar uma atmosfera mais leve, elegante e relaxante como também para não tirar o protagonismo da linda vista da Lagoa Rodrigo de Freitas. O piso em mármore travertino, a marcenaria em freijó lavado (executada pela @CatrinqueMarcenaria) e a cor azul (predileta da cliente) presente em alguns detalhes reforçaram o objetivo do escritório de conjugar, no mesmo projeto, suavidade, aconchego e sofisticação. Alguns móveis foram aproveitados da residência anterior, como os dois sofás e o conjunto de mesas de centro em tom de azul escuro na sala próxima à varanda e a mesa de centro do ambiente de estar mais ao fundo. “No geral, a decoração segue o estilo contemporâneo, com destaque para os móveis assinados por designers brasileiros consagrados, como Sergio Rodrigues, Jader Almeida e Aristeu Pires”, finaliza Jucá.
FICHA TÉCNICA:
- Autoria do projeto: Arquiteta Ana Lúcia Jucá, do escritório ALJ Arquitetura
- Instagram: @analuciajucaarquitetura
- Produção visual: Andréa Falchi (@falchiandrea)
- Fotógrafo: Juliano Colodeti, do @mca_estudio
- Tipo de imóvel, área total e localização: Apartamento linear de 300m2, na Lagoa, bairro na zona sul do Rio de Janeiro
- Perfil dos moradores: Casal jovem, com um casal de filhos de 6 e 8 anos. Este é o segundo apartamento assinado pela arquiteta para a família.
- Tempo entre elaborar, aprovar e executar o projeto, incluindo a finalização da decoração: O escritório foi contratado no final de 2020 e o projeto foi concluído no final de 2021 por causa das inúmeras interrupções impostas pela pandemia.
Principais fornecedores do projeto:
- Marcenaria: Catrinque
- Obra civil: Stweart Engenharia
- Armários da cozinha: Florense
- Iluminação: Maneco Quinderé
- Cortinas: Cortinaria etc.
- Adega da sala: Art de Cave