A MORADIA EM APARTAMENTOS MENORES E MAIS PRÁTICOS TÊM SE TORNADO TENDÊNCIA PARA OS BRASILEIROS; PENSANDO NISSO, AS ARQUITETAS DO STUDIO M&A ARQUITETURA, RENATA ASSARITO E CAMILA MARINHO, CRIARAM UM PROJETO DE APARTAMENTO PRÁTICO E CONFORTÁVEL DE 60M²

Nos últimos anos, as tendências de apartamentos têm mudado muito para os brasileiros. Muitas pessoas que estavam acostumadas com lugares grandes e amplos, começaram a optar por uma moradia mais prática. Para se ter uma ideia, de acordo com uma pesquisa da DataZap, 15% das demandas por imóveis em São Paulo se concentram em unidades de até 45m². Entretanto, deste percentual, somente 7% conseguem esse tipo de apartamento. Mesmo que o local seja um pouco maior, é importante sempre levar em conta a necessidade de valorizar e aproveitar todos os espaços oferecidos.

Foi pensando nisso que as arquitetas do Studio M&A Arquitetura, criaram um projeto para um apartamento de 60m², localizado no Condomínio Central Park, em Barueri. “Esse projeto foi criado pensando em aproveitar todos os espaços necessários que o apartamento nos oferecia. Os clientes moravam em um apartamento maior antes de se mudarem, estavam acostumados com espaços amplos, então o nosso maior desafio foi conseguir encaixar tudo o que eles queriam em um apartamento menor e com espaços mais compactos”, explica a arquiteta Renata Assarito.

Além disso, em espaços menores é importante aproveitar o famoso “menos é mais”, mas também levando em consideração todos os desejos dos clientes. “O nosso trabalho é entregar para os clientes algo que eles gostem, afinal é o lugar que eles vão viver todos os dias. Então, tivemos algumas coisas que precisávamos encaixar no projeto como um cantinho de bebidas, um espaço para home office, um banheiro para cada um do casal, closet, suíte aconchegante e espaçosa, além de oferecer alguns espaços como jardim vertical, um cantinho do café e leitura, e uma cozinha moderna”, completa a também arquiteta Camila Marinho.

 

Valorizando cada cômodo

Quando não há espaço de sobra para criar um projeto, é necessário aproveitar os espaços da melhor forma possível. “Para ganhar amplitude, o projeto integrou toda a área social, ou seja, demolimos a parede entre a sala e cozinha, além de removermos a porta e nivelarmos a varanda. Já para causarmos a sensação de um apartamento maior, optamos por utilizar espelhos próximo a mesa de jantar. Além disso, ampliamos o quarto do casal, transformando o segundo quarto em closet e espaço para home office. Ao invés de dois quartos, o apartamento ficou com um quarto grande com closet e escritório. Já em relação ao banheiro, a esposa ficou com o do quarto por ter muitos cremes, maquiagens e itens pessoais para guardar, e o marido ficou com o banheiro social”, conta Assarito.

Para as arquitetas, o uso de algumas cores específicas e atalhos podem ser essenciais para fazer com que o apartamento tenha um ar aconchegante, além de parecer maior. “Nós usamos a cor Crômio em todo o apartamento por ter um tom neutro e ser um pouco puxado para o cinza, o que ajuda bastante na sensação de amplitude. No quarto, nós pintamos com um “azul mantra”, em busca de trazer um ar de romantismo incrível junto com as boiseries na parede. Para dar uma maior amplitude, além da integração dos ambientes e as cores claras, também usamos espelhos. O objetivo era atingir o desejo dos clientes que procuravam um apartamento moderno, mas que fosse aconchegante, além de oferecer todo o romantismo necessário no quarto do casal”, complementa Camila Marinho.

Além de tudo isso, uma das alternativas foi aproveitar alguns móveis que os clientes já tinham para integrar o apartamento. “Nós utilizamos algumas coisas que eles já tinham, como poltrona, mesa de jantar, cama e cadeiras. Algo bem bacana neste projeto, foi a solução para os banheiros. Normalmente, a reforma de um banheiro acaba encarecendo muito, então optamos por manter os revestimentos e pedras entregues pela construtora, e investimos em uma marcenaria colorida e metais mais bonitos. Tudo isso deu um charme bem legal, além de diminuir o custo. Dessa forma, nós conseguimos entregar um projeto lindo e da forma que os clientes desejam”, conclui a arquiteta Renata Assarito.