Um dos principais objetivos da UIA 2020 RIO – 27º Congresso Mundial de Arquitetos da União Internacional dos Arquitetos, é estimular o diálogo entre a população e a cultura arquitetônica, importante para a valorização da cidade. Para isso, um bom começo é conhecer a rica herança do Rio de Janeiro, através do projeto “ArqGuiaRio-conhecendo a cidade “. A iniciativa é gratuita e destina-se ao público interessado em conhecer partes valiosas da cidade.
O projeto é uma implantação de uma plataforma virtual lançada em 2015 que promove experiências imersivas da arquitetura do Rio de Janeiro. Lucas Franco, um dos idealizadores do projeto , coordenará as visitas guiadas pelas principais obras da cidade. A primeira visita será no Centro Antigo, no próximo dia 29/6. As inscrições podem ser feitas no site do congresso: www.uia2020rio.archi. No roteiro, estão:
Paço Imperial
Chafariz Mestre Valentim
Arco do Teles
Estação das Barcas
Igreja Nossa Senhora Monte do Carmo
Centro Cultural Da Justiça Eleitoral – CCJE
Centro Cultural do Banco Do Brasil – CCBB
Casa França-Brasil
Banco Boa Vista
Igreja Nossa Senhora da Candelária
A visita ao Paço Imperial começará às 9h30, no Paço, e contará com dicas de fotografia de Tiago Petrik. As fotos tiradas durante a visita com a hashtag #deolhonorio2020 serão selecionadas e poderão ser exibidas no Bom Dia Rio.
Visita guiada pelo Centro Antigo
Data: 29/06 (sábado)
Início às 9h30 – Paço Imperial (Praça Quinze de Novembro, 48 – Centro)
Término às 12h30 – Igreja Nossa Senhora da Candelária
Evento gratuito – Classificação livre
Inscrições e mais informações: www.uia2020rio.archi