Suas aulas estão entre as mais procuradas na Casa do Saber e ele inicia no próximo dia 9 um ciclo de palestras sobre a História da Arquitetura e do Design. Em entrevista ao Radar Decoração, Hélio Dias Ferreira afirmou que o curso é muito importante para profisisonais do ramo. “Sempre tenho arquitetos e decoradores nos meus cursos, porque nem sempre dá tempo de se aprofundar nesses temas na faculdade ou ler sobre eles com a rotina intensa de trabalho. Num curso livre temos mais tempo para falar de certos detalhes e aspectos. Eu agilizo um conhecimento que eles levariam muito tempo para obter”, diz Hélio.

O curso “Arquitetura e Design: A primeira metade do século XX e suas consequências” começa pela revolução no design feita pela Bauhaus, passa pelo Art Déco falando de sua gênese e desdobramentos, segue com Frank Lloyd Wright e termina com Le Corbusier e as inovações da arquitetura da modernidade, tratando de nomes como Oscar Niemeyer, Frank Gehry, Santiago Calatrava e Jean Nouvel. “A arquitetura está sempre presente nas minhas aulas, mas nesse ciclo ela é o tema mais forte. Fiz um encadeamento dos acontecimentos históricos para passar para os alunos de uma forma cronológica. Trago também muitas imagens em todas as aulas”, explica.

Hélio conta também que em setembro estará no comando de mais uma das viagens guiadas em parceria com a Casa do Saber. Será para Chicago, onde junto com os alunos, ele vai percorrer as obras de Frank Lloyd Wright. Ele é professor da UNIRIO, doutor em Educação pela UFF, com parte dos estudos realizados na Universidade Paris III – Sorbonne e mestre em História da Arte pela UFRJ. “Minha visão sobre os temas é sempre de historiador da arte, e não de arquiteto, porque essa é a minha formação”, finaliza ele.

Casa do Saber:

Av. Epitácio Pessoa, 1164, Lagoa.

Tel: (21)2227-2237