O caderno Jacarepaguá trouxe em reportagem: “Na Freguesia, a pequena sala que abriga a Millena Miranda Arquitetura guarda também um grande sonho. Lá, a mulher que dá nome ao escritório burila um improvável plano de negócios: trazer soluções de arquitetura de baixo custo para comunidades espalhadas pelo Rio de Janeiro, agregando soluções de sustentabilidade às construções. Batizado de ‘Favelar’, este projeto começa a ganhar pernas e já chegou a algumas comunidades, como Rocinha e Rio das Pedras.

— Conseguimos fazer um teto com iluminação por energia solar em um imóvel em Rio das Pedras — comemora Millena, que trabalha junto com o colega Fábio Moraes no “Favelar”.

O sonho nasceu em 2014, quando a dupla ficou em terceiro lugar em uma competição de projetos sociais promovida pelo Sebrae. Incentivados pela colocação, começaram a desenvolver um modelo econômico que permita a pessoas de baixa renda terem um projeto arquitetônico em sua residência. Por enquanto, Millena afirma que cada caso é um caso, mas espera poder firmar parcerias com bancos populares para dar crédito aos moradores que a procuram:

— Nossa preocupação com crédito é grande. Recebemos muitos pedidos de orçamento, mas poucas pessoas efetivamente conseguem contratar o serviço. Acho que fazendo uma parceria com um banco popular teríamos mais tranquilidade dos dois lados”. Leia mais no jornal O Globo.

Fonte: O Globo/ Jacarepaguá/ Por Fábio Teixeira/ 25/03/17